Robôs que puxam caminhões

A empresa de tecnologia Boston Dynamics apresentou robôs que puxam caminhões. Eles foram mostrados em um vídeo feito pela empresa.

No vídeo é possível ver que não são necessário muitos robôs. Aliás, cada robô consegue carregar 31 pounds – aproximadamente 14 kg. Entretanto, 10 robôs foram capazes de mover um caminhão de 10000 pounds – cerca de 4535 kg.

A ideia do vídeo era mostrar justamente isso. A força que os robôs da linha SpotMini têm. Por isso, eles usaram um grande caminhão, em ponto morto e sem nenhum motorista.

O SpotMini é um robô de pescoço alongado. Por ser quadrúpede, ele é, por vezes, chamado de cão robô. Porém, sua forma não foi pensada com o intuito de imitar um animal de estimação.

A ideia é que o SpotMini funcione em espaços limitados. Por isso, a empresa investe em vídeos que mostram as habilidades da máquina. Ele sobe escadas, abre portas e, evidentemente, puxa objetos pesados.

Comercialização do robô

Já tem um tempo que a Boston Dynamics expressa o seu desejo de comercializar o SpotMini. Entretanto, ainda não se sabe ao certo quando ele estará no mercado.

Provavelmente, um dos motivos para isso é a estratégia de marketing estabelecida pela empresa. Os vídeos na internet mostram que a ideia é apresentar para possíveis consumidores as diversas opções que os robôs podem oferecer.

Por mais que eles sigam as indicações de humanos, o SpotMini é bem autônomo. Ele é capaz de mapear a casa – ou escritório – ao qual foi designado para poder realizar tarefas sem supervisão.

Além disso, o robô é capaz de levantar-se sem ajuda. Por isso, se programado, ele consegue fazer tarefas como recolher o lixo, colocar a louça na lava louça.

Ou seja, pode ser de grande ajuda para muitas pessoas. E não é apenas em casa. O robô também pode ser muito útil para logística, inclusive carregando e organizando caixas.

Fontes 1, 2 e 3

Thaís Dias

Diferentão Cultural