Por Patrick Negri

Muito se fala sobre a inovação tecnológica nas empresas e em todas as mudanças que ela provoca, mas você sabe quais as principais opções desse mercado na atualidade? Existem diversas soluções com características variadas.

O uso da tecnologia nas atividades diárias permitiu uma agilidade maior nos processos, com redução dos erros e do retrabalho. Com isso, as tarefas se tornaram mais eficientes, favorecendo ao negócio e aumentando o potencial competitivo no mercado.

Neste post, vamos apresentar algumas soluções inovadoras surgidas nos últimos tempos que colaboram para que as empresas melhorem ainda mais os serviços por meio da integração de sistemas e desenvolvimento de aplicativos online específicos. Confira!

O que é inovação tecnológica e qual a sua importância no ambiente corporativo?

Podemos entender a inovação tecnológica como toda novidade que surge no mercado para aprimorar o uso de máquinas, a performance de produtos e eficiência dos serviços, a fim de oferecer uma experiência de compra cada vez mais agradável ao consumidor.

Desde quando aconteceu a primeira Revolução Industrial, as inovações constantes desempenham papel fundamental no universo corporativo e transformam o jeito de trabalhar e entregar resultados.

De lá para cá, muita evolução aconteceu, e a chamada indústria 4.0 faz uso de todos os recursos disponíveis e soluções tecnológicas para promover melhor a escalabilidade do negócio, referenciar a marca e ganhar a notoriedade na vida de um consumidor ainda mais exigente e seletivo.

Quais as principais soluções e suas características mais marcantes?

Há uma variedade grande de soluções no mercado. Cada uma com funcionalidades e características diferentes que podem se integrar para tornar o produto ou serviço ainda melhor em benefício do cliente.

Diversos segmentos podem lançar mão de um mesmo recurso e implementar nas empresas, objetivando resultados diferentes. Nesse sentido, a flexibilidade com que as soluções se incorporam às necessidades é que faz da inovação tecnológica nas empresas o passaporte permanente para a modernidade.

Impressão 3D

Nesse tipo de tecnologia, os objetos físicos são criados e desenvolvidos a partir de um processo de fabricação aditiva, em que um modelo digital fornece a base para a confecção de uma peça tridimensional com sobreposição em diversas camadas.

Muito usada na aviação, na arquitetura, engenharia, moda, a impressão 3D tem aplicação dinâmica e permite uma visualização mais detalhada do objeto e a interferência no processo de criação e desenvolvimento do molde antes de se produzir efetivamente em grande escala.

Pagamento online com reconhecimento facial

Algumas lojas e bancos já fazem uso dessa ferramenta em seus modelos de negócio e saem na frente para facilitar a vida do consumidor e transformar de vez o sistema de pagamento online, garantindo a segurança nas compras virtuais.

A verificação é feita pelo reconhecimento facial, eliminando a etapa da digitação da senha. Esse tipo de prática reduz o risco de fraudes, principalmente aquelas ligadas à clonagem e utilização não autorizada do cartão de crédito

Drones

A proposta do uso de drones no mercado será, no futuro, de realizar um trabalho de entregador aéreo em tempo recorde. Diversas empresas que atuam com um volume grande de entregas e que desejam minimizar os prazos mostram-se favoráveis à utilização do drone como solução futura de negócios.

Chatbots

Até bem pouco tempo, o atendimento ao cliente era realizado por operadores humanos treinados de forma robotizada para dar as mesmas respostas a clientes com problemas diversos.

Sendo assim, foi fácil utilizar os chatbots como solução de atendimento, pois os softwares programados previamente para responder a perguntas específicas e previsíveis estão ganhando cada vez mais espaço e tornando o suporte mais ágil e direcionado.

Machine learning

O termo quer dizer aprendizagem das máquinas e segue na sequência da IoT (internet das coisas) e AI (inteligência artificial) para criar permissão de comunicação entre os equipamentos e fazer uso de uma informação compartilhada por meio da automação.

A programação permite que, em meio a essa junção de ideias tecnológicas das máquinas, sejam tomadas decisões de forma autônoma para desenvolver produtos e serviços com mais agilidade e qualidade.

Falamos dos chatbots agora pouco e eles são uma boa solução para exemplificar o uso do machine learning nesse novo cenário de inovação tecnológica nas empresas no Brasil e no mundo. Todos os dados inseridos nos chatbots são preparados para responder às diversas e hipotéticas perguntas feitas pelo consumidor.

Assistentes virtuais

Você já interagiu com a Siri da Apple? A sensação é de estar conversando com um interlocutor capaz de entender tudo que você diz ou até mesmo sente. Ela interage de forma dinâmica respondendo ao seu chamado de ajuda para compreensão de um assunto específico.

São muitas as possibilidades de ajuda, como previsão do tempo, situação de trânsito, pesquisa de dados e termos. A função de um assistente virtual é exatamente a de dar suporte em situações de necessidades básicas em que talvez não seja possível utilizar um recurso mais abrangente.

Blockchain

Conhecido como protocolo da confiança, o blockchain tem como principal característica a segurança de dados, que possibilita a descentralização das informações e converte em registros individuais ou em blocos.

A maior referência de utilização do blockchain é o Bitcoin (a criptomoeda descentralizada que revolucionou o universo financeiro). Isso porque essa tecnologia faz o registro das transações em computadores diferentes espalhados no mundo inteiro com a criação global de uma codificação que impede as fraudes e as falsificações.

Inteligência artificial

A similaridade com o comportamento humano no jeito e pensar e agir não é uma coincidência quando o assunto é inteligência artificial. A solução foi criada com o intuído de aprimorar o uso das máquinas e criar uma relação intuitiva com respostas voltadas para a solução eficiente de problemas.

Desde os anos 50 quando se iniciaram os primeiros estudos e testes sobre a AI no mundo, a evolução industrial e a inovação tecnológica permitiram um avanço exponencial na solução.

À medida que foram evoluindo nos conceitos e aplicações, evoluiu também a capacidade das máquinas de pensar, criar e interagir com o humano em escalas inimagináveis em um passado não muito distante.

Computação quântica

Para entender essa solução, precisamos compreender a origem do seu desenvolvimento que parte da mecânica quântica. Esta é a teoria física que realiza estudos das dimensões próximas ou abaixo da escala atômica, como átomos, elétrons, prótons e moléculas.

Com isso, a computação quântica estuda as aplicações dessas teorias desenvolvidas na mecânica quântica, dentro da Ciência da Computação.

As indústrias farmacêuticas e de pesquisas são algumas das beneficiadas por esse avanço tecnológico, acelerando os processos de comercialização de medicamentos, por exemplo.

O que podemos enxergar de vantagem com a inovação tecnológica nas empresas?

Diante de todas as tendências na inovação tecnológica apresentadas nos tópicos anteriores, você deve estar se perguntando quais os benefícios reais que esse tipo de tecnologia pode trazer para o seu empreendimento. Por isso, é importante destacar que as principais vantagens são:

  • redução de custos com a otimização de ferramentas;
  • agilidade dos processos;
  • redução da margem de erros humanos;
  • foco no negócio;
  • tempo para atendimento personalizado ao cliente;
  • segurança de dados e transações;
  • vantagem competitiva;
  • aumento da produtividade e das vendas;
  • crescimento sustentável;
  • controle de processo e resultados;
  • interação de equipes;
  • integração sistêmica;
  • tomada decisão baseada em dados reais.

Ao longo deste post, você já deve ter percebido que, para se manter no mercado de forma atraente e competitiva, será preciso interagir com a tecnologia e encontrar a melhor solução para o seu negócio. Assim, cada vez mais as empresas veem a necessidade de aderir a alguma ferramenta que possibilite maior agilidade dos processos e qualidade no atendimento ao cliente. 

Se você gostou deste conteúdo sobre a inovação tecnológica nas empresas, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!