Reconstruindo a Catedral

O mundo ficou chocado com as imagens do fogo na Catedral de Notre Dame. Uma dúvida surgiu: será que ela será reconstruída? A resposta é sim e, possivelmente, com a ajuda de um jogo de videogame.

Os bombeiros franceses se esforçaram muito para evitar a destruição completa do monumento. Por isso, eles se dividiram em grupos. O trabalho era atacar o fogo por fora e por dentro da catedral.

Além disso, eles concentraram os esforços em remover as relíquias de dentro de Notre Dame. Por isso, grande parte das obras e objetos foram salvos.

Algumas esculturas do teto da Catedral foram removidas há quatro dias para limpeza. Assim, elas não sofreram nenhum dano. E, além de tudo, a estrutura foi bem preservada, inclusive as incríveis janelas de Notre Dame.

Porém, isso não significa que a reconstrução seja fácil. Para que ela seja possível, os trabalhos começaram na manhã seguinte. Um ponto muito importante é o elevado número de doações que, em 24 horas, já ultrapassou o valor de 2 bilhões de dólares.

A ideia é que a reconstrução se mantenha o mais fiel possível ao que era antes do fogo. Para isso, os arquitetos e construtores estudarão uma série de fotos e vídeos da catedral.

Por isso, o jogo Assassin’s Creed: Unity será utilizado.

O jogo

Caroline Miousse foi a artista responsável pela criação da catedral de Notre Dame no jogo. Ela passou anos envolvida nesse projeto para que parecesse o mais real possível.

Por isso, ela precisou analisar e estudar fotografias, imagens, além de consultar artistas especializados em outras áreas, como arquitetura.

Por isso, seu projeto pode ajudar muito agora. Caroline criou, para o universo do jogo, um mapeamento da Catedral em 3D. Ela procurou ser fiel a cada detalhe do original e, portanto, pode agilizar os trabalhos.

A Catedral de Notre Dame

Muitos a conhecem por causa do filme da Disney. Outros pela obra – que deu origem ao filme – de Victor Hugo. Mas ela é muito mais do que isso.

Quando nos referimos à Catedral de Notre Dame, estamos falando de 850 anos de história. Ela começou a ser construída em 1163 e foi finalizada em 1245.

Dedicada à Virgem Maria, a construção respeitou o estilo gótico que estava em acensão na época. Seu estilo não agradou ao longo dos anos e, por isso, já houve quem pedisse a sua demolição.

Entretanto, ela sobreviveu ao longo dos anos, inclusive presenciando guerras. Pelas datas das obras, é fácil perceber que a Notre Dame aguentou a Revolução Francesa e as duas Grandes Guerras.

Durante a Primeira Guerra, ela chegou a pegar fogo e precisou ser restaurada. Porém, nada conseguiu demolir Notre Dame.

Agora os esforços são para devolver sua glória. Espera-se que as obras acabem em cinco anos.

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural