Poluição na Coréia do Sul

Os níveis de poluição mundiais são alarmantes. Porém alguns países estão em uma situação muito pior do que outros. A Coréia do Sul é dos países mais poluídos e, por isso, quer fazer uso de tecnologia simples.

A capital da Coréia do Sul, Seoul, apresentou graus elevadíssimos de poluição. O Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Coreia do Sul é quem comprova esse fato.

Isso se dá por meio da medição de partículas finas. Ou seja, partículas poluentes tão pequenas que são capazes de invadir qualquer região do sistema respiratório humano.

A concentração de partículas finas chegou ao nível de 136 microgramas/m3. Para que se tenha noção da gravidade desse número é importante ressaltar que 75 microgramas/m3 já é considerado MUITO RUIM.

Ou seja, Seoul tem quase o dobro do que é muito ruim. Para ilustrar melhor, vamos citar mais um fato:

De acordo com estudos, 22 microgramas/m3 inalados equivalem ao fumo de um cigarro. Portanto, os moradores de Seoul têm inalado o equivalente ao fumo de seis cigarros diários.

Por isso, o governo do país resolveu que é o momento de agir.

Medidas do governo coreano

O governo da Coréia decidiu determinar estado de emergência para a resolução do problema.

Atualmente, há um limite no número de carros pelas ruas. Além disso, há a orientação para a diminuição da poeira de canteiros de obras e o fechamento de antigas usinas de energia a carvão.

Porém, essas não são as medidas principais.

Tecnologia Simples para o combate

A principal decisão do governo sul coreano envolve a China. A ideia consiste no uso de chuva artificial para a limpeza da poluição do ar.

Para que essas chuvas sejam criadas, é usada uma tecnologia simples. Basicamente, é necessário disparar – por meio de geradores ou aeronaves terrestres – partículas microscópicas em nuvens já existentes e com vapor d’água.

Portanto, apesar do nome, o processo não cria uma chuva. Ele simplesmente acelera um processo que já estava em andamento.

A participação da China é fundamental por causa da proximidade territorial dos dois países. Se a Coréia do Sul melhorar a qualidade do ar, mas a China não, o problema da Coréia não será eliminado.

Entretanto, é importante ressaltar um problema dessa iniciativa. Apesar de ter uma tecnologia simples e, aparentemente, inofensiva, ela não é natural. Portanto, pode causar danos ambientais futuros.

Fonte

Thaís Dias

Diferentão Cultural