Não é muito difícil encontrar pessoas dizendo que você não deve mentir para o seu público. Porém, nós decidimos mostrar um case de sucesso, que se tornou um desastre. Ou seja, vamos falar do quão ruim isso pode ser.

Yovana é uma influenciadora que faz muito sucesso na América Latina e nos Estados Unidos. Além do número elevado de seguidores, ela tinha contrato com marcas, e-books escritos por ela e um aplicativo.

Era um excelente exemplo de case de sucesso, entretanto, tudo mudou. O que aconteceu? A influenciadora que vende um estilo de vida vegano foi fotografada comendo peixe.

O case de sucesso

Yovana começou sua carreira como influenciadora em 2013. De origem mexicana, ela vive na Califórnia e defende um modo de viver. Como ela mesma define em seu site de sua marca, Rawvana:


Yovana

“Rawvana é mais do que um nome; é uma jornada de transformação e amor que promove a melhora da qualidade de vida por meio de um estilo de vida saudável e uma dieta consciente.”

Compartilhando receitas e formas de atingir o corpo desejado, ela diz que é possível emagrecer 5kg em 21 dias. Entre os exemplos mais extremos, vale citar um vídeo no qual ela compartilhou sua experiência de passar 25 dias só consumindo água.

O resultado dessa construção foi: 2 milhões de seguidores no YouTube da América Latina, 467 mil no YouTube em inglês e mais de 1 milhão no Instagram.

Parceira de diversas marcas, empreendedora online e influenciadora de milhões, ela construiu um império. O casamento dela foi tão badalado que foi transmitido ao vivo praticamente de forma integral.

Mas tudo está abalado agora, por culpa de um vídeo de 15 segundos.

Mentir para a audiência

Na última semana, Yovana viu o mundo mudar. No vídeo no qual ela aparece comendo peixe. Ela até tentou esconder o alimento, mas não funcionou.

Os fãs enfurecidos enviaram uma série de comentários. Para tentar gerenciar essa crise ela gravou dois vídeos com 30 minutos cada – um em inglês e um em espanhol.

Nó vídeo, ela confessa estar comendo peixes e ovos há dois meses. Segundo ela, alguns problemas de saúde a forçaram a mudar a dieta. Inclusive, ela afirmou que está em pré-menopausa e, por isso, os médicos exigiram essa transformação.

Entretanto, como era de se esperar, os seguidores não aceitaram. Eles estão revoltados com o fato de que, sabendo que a saúde dela foi afetada, ela continuou defendendo esse tipo de alimentação em seu canal.

Uma seguidora comentou “Em resumo, o que você come te deixou doente e você não avisou”.

Estima-se que ela já tenha perdido meio milhão de seguidores no instagram. Além disso, ela perdeu seguidores no YouTube e os contratos com as marcas.

Atualmente, ela está fora das redes sociais.

O que fica dessa lição? Não vale a pena mentir para o público. A situação pode se complicar rapidamente.

Fonte