O que é Smart Glass?

Smart Glass é um óculos de realidade virtual aumentada. A primeira empresa a lançar essa tecnologia foi a Google, porém o projeto parece estar parado.

Enquanto isso, a Microsoft planejou para o dia 24 de fevereiro o lançamento da sua segunda geração. O vídeo do HoloLens 2 não mostra detalhes do dispositivo, mas é possível ter uma ideia do que a tecnologia poderá disponibilizar para o usuário.

Porém, aparentemente ele usa um dispositivo feito de carbono, o que, se for verdade, poderá deixar o óculos muito mais leve.

As empresas europeias estão preparadas

De acordo com um estudo da Toshiba, 89% das empresas de engenharia da Europa estão prontas para o Smart Glass.

Eles informaram que os responsáveis pelo TI das empresas acreditam que a tecnologia poderá ajudar muito. Como é possível manter a tecnologia funcionando, coletando dados, sem a necessidade de utilizar as mãos dos trabalhadores, ela poderia ser agilizar os processos de forma considerável.

Os recentes investimentos das empresas na área faz com que ela se torne um a possibilidade mais real. Mas por qual motivo isso aconteceu?

Pelo fato de que a tecnologia 5G está cada vez mais em evidência. Apesar de ainda não estar disponível é fato que ela está próxima. Inclusive, as empresas estão em uma corrida para ver quem será o líder em 5G.

Porém, mesmo com esses fatores, 39% dos responsáveis de TI acreditam que não verão os óculos em ação. Para eles, a tecnologia ainda demorará um longo caminho para ser amplamente utilizada.

Smart Glass para leitura

Existe um Smart Glass japonês que recebeu o nome de The Oton. Este é utilizado para converter leituras em palavras.

Assim, ele será capaz de ajudar pessoas com problemas de visão ou com dificuldades de leitura.

Os óculos funcionam com duas câmeras e um microfone. Dessa forma, ele consegue captar a mensagem que está sendo lida e convertê-la em voz. Permitindo que a leitura seja compreendida.

Fontes 1, 2 e 3

Thaís Dias

Diferentão Cultural