O Podcast

É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar em podcast. Ainda mais depois que o Spotify resolveu investir muito na tecnologia. Mas o que é isso?

O podcast se assemelha ao rádio. É uma plataforma na qual alguém transfere informações para os ouvintes, porém por meio de uma mídia chamada podcast.

A grande diferença entre essa mídia e o rádio é o fato de que o conteúdo pode ser temático. Por isso, ao invés de escutar esperando alguém falar algo que te interesse, você pode escolher exatamente o que quer ouvir.

Mas por qual motivo escolher o podcast ao invés do youtube, por exemplo? A questão é que, em um mundo que quer economizar cada vez mais tempo, vale mais a pena só ouvir um conteúdo, sem precisar assisti-lo.

O podcast abre novas portas para o usuário. Ele permite que a pessoa escute o seu conteúdo enquanto dirige, cozinha, lê etc. Por isso, a tendência é de que esse formato ganhe cada vez mais espaço.

A compra pelo Spotify

Muitos podem não ter compreendido o investimento que o Spotify fez em podcasting. Até o ano passado essa mídia não deu nenhum retorno financeiro considerável. Porém, a plataforma parece estar de olho em outros mercados.

Para ter-se uma ideia, no mercado americano, os podcasts só arrecadaram cerca de 314 milhões em publicidade. Enquanto isso, na China, os números podem chegar a 7 bilhões.

Além disso, essa é uma forma de negócio que, se bem utilizada, pode se tornar extremamente lucrativa. E isso não é só pelo fato de que ele pode ser usado para propagandas.

Também precisa ser levado em consideração que qualquer tipo de conteúdo pode ser transmitido por meio de um podcast. Ou seja, é possível criar cursos, fazer treinamentos etc.

Basta usar a sua imaginação!

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural