O Universo

O universo da forma como nós conhecemos está prestes a mudar. Um dos planetas do sistema solar está passando por um processo de transformação. E pode ser mais curto do que se esperava.

Quer dizer, pode ser curto se levarmos em conta o tempo que as coisas demoram para acontecer no universo. Para seres humanos, a mudança é muito longa.

De acordo com os pesquisadores da Nasa, Saturno está prestes a perder os seus famosos anéis. Para que essa afirmação fosse feita, eles coletaram informações por meio de duas sondas: Voyager e Cassini.

Os anéis de Saturno

Os estudos do universo revelam que Saturno tem mais de 4 bilhões de anos. Porém, o planeta não nasceu com os seus anéis. Eles têm cerca de 100 milhões de anos.

E, ao que parece, o planeta continuará sem os anéis. Estudos afirmam que eles não durarão mais do que 100 milhões de anos. Ou seja, um período curto, mas só se comparado com o resto do universo.

O que está acontecendo, de forma bem básica, são “chuvas de anéis”. A cada segundo caem uma média de 100 kg de anéis de Saturno.

Os anéis do planeta são formados por rochas e partículas de gelo. A todo momento eles são quebrados, seja por causa dos raios solares, seja por meteoritos.

Cada vez que isso acontece, Saturno pede um pouco dos seus anéis. Em primeira análise, acreditou-se que esse processo seria muito longo. Entretanto, como dito anteriormente, não é bem assim.

Descoberta de Perda

Essa descoberta pode significar uma perda a mais, além dos anéis de Saturno. Existem outros planetas, como Júpiter, que têm anéis muito finos.

Agora que Saturno está perdendo seus anéis, pesquisadores questionam se os outros planetas tinham anéis igualmente grandes e que foram desaparecendo com o tempo.

Infelizmente, se essa for a realidade, isso se perdeu na história.

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural