Pagamento online: Já sabemos que o avanço tecnológico ampliou as possibilidades de exploração comercial em um mercado bastante dinâmico. Com isso, surgiram as lojas virtuais e a criação de diferenciais para atrair cada vez mais clientes, ganhar notoriedade e aumentar o faturamento.

Um desses diferenciais — o pagamento online — possibilita ao consumidor realizar suas compras com agilidade e segurança, sem sair de casa. Mas você sabe mesmo como funciona o sistema e todas as funcionalidades que ele oferece?

Neste post você vai conhecer a dinâmica de processamento da ferramenta, desde a oferta das opções de pagamento até o recebimento do valor da venda pelo lojista, além dos serviços agregados que vão atuar como facilitadores da sua gestão financeira.

Continue a leitura!O que é o pagamento online?

Toda operação realizada por meio da internet para transações financeiras é considerada um serviço de pagamento online. Para isso, um sistema interno precisa funcionar de forma integrada com as operadoras de cartão de crédito, instituições bancárias e departamentos responsáveis.

É importante contar com uma solução que evite erros graves, com riscos de impactar a satisfação e confiabilidade do cliente. Um sistema eficiente deve atender às expectativas dos mais variados perfis de consumidores e objetivar a melhor experiência de compras possível.

Quais são os tipos de pagamento online?

A inovação tecnológica é abrangente, flexível e oferece cada vez mais alternativas para diversos mecanismos de atendimento ao cliente. No caso de pagamentos em lojas virtuais, as soluções são parametrizadas conforme o que a loja adota como sistema.

Pagamento online em e-commerce

Não é possível uma loja virtual receber o pagamento do cliente sem que ao menos uma das etapas se dê em um ambiente online. O cliente pode até optar pelo pagamento via boleto, com impressão e pagamento em rede bancária, mas precisa passar pelo processo virtual após a escolha dos produtos.

Quanto mais eficiente e dinâmica for a solução, mais chances um e-commerce tem de dar certo e abrir uma vantagem competitiva no mercado, chamando a atenção para a funcionalidade desburocratizada, além da qualidade dos produtos que oferece.

Pagamento online em mobile

Muitos lojistas virtuais estão apostando na modalidade de pagamento online em mobile ou m-commerce, como também é conhecido. O consumidor da atualidade tem pressa e pouco tempo para se dedicar às buscas, mesmo em um universo virtual.

Imagine que ao disponibilizar um aplicativo com acesso diretamente no celular, sua loja facilitará a vida de muitos consumidores que já sabem o que desejam, mas não têm disposição para sentar à frente de um computador.

Se sua loja atua em um segmento em que os produtos “se vendem sozinhos” é possível que ao implementar o pagamento online em mobile seu negócio dê um salto no crescimento com adesão de um público específico e fidelizado.

Pagamento online em transferência de débito

Ao entrar na sua loja, escolher os produtos, colocar no carrinho e migrar para o ambiente de pagamento, o consumidor poderá selecionar aquele que julgar mais viável no momento, em um checkout bastante transparente.

Uma boa relação com a rede bancária permite que o pagamento online com transferência de débitos seja uma opção a mais para o consumidor. Se autorizado, o débito em conta corrente é realizado na hora e o cliente receberá sua compra no prazo estabelecido.

Como toda a transação é imediata, o banco correspondente será o responsável por transferir para a sua loja o valor referente à venda — descontando a tarifa de serviço acordada — em um dia útil.

Pagamento online em DDA

Essa é uma modalidade pouco difundida e utilizada, pois requer autorização do cliente para débito direto na conta bancária. É gerado um arquivo de remessa e enviado ao cliente, que, de acordo, dá um aceite como reconhecimento da dívida.

Que vantagens esperar de um sistema de pagamento online?

As vantagens de aderir a um sistema de pagamento online começam na redução da margem de erros em operações manuais. As conferências de pagamentos e baixa de títulos são realizadas automaticamente em um processo integrado. Conheça outras vantagens!

Aprovação em tempo real

De forma rápida e eficiente, o consumidor terá sua compra aprovada em poucos minutos — tempo suficiente para a comunicação entre os sistemas interligados do banco ou da operadora de cartão de crédito.

Economia de tempo com processos burocráticos

Com um serviço de automação, o sistema da sua loja migrará da morosidade à agilidade, e o processo via papel de outrora dá lugar à emissão, baixa de pagamento e conciliação financeira automática. O trabalho da equipe financeira ganhará em tempo e eficiência.

Análise antifraude

A fraude em ambiente virtual é bastante comum, por isso, um sistema de pagamento online diferenciado deve estar habilitado à interação com plataformas capazes de analisar previamente um perfil e assim detectar a possibilidade de ações indevidas.

Sustentabilidade

Você já fez as contas de quanto sua empresa desembolsou em aquisição de papel desde que iniciou o negócio? Além de reduzir drasticamente os gastos com esse material, você será solidário com o meio ambiente e favorecerá a sustentabilidade.

O que a solução pode oferecer como forma de pagamento online?

Devido ao volume de lojas com o mesmo segmento ter crescido vertiginosamente, é fundamental despertar a atenção do consumidor para o fato de que ele pode escolher como quer pagar suas compras.

Como já dissemos no início deste post, quanto mais possibilidades de pagamento sua loja virtual disponibilizar, maiores as chances de conversão e fidelização do cliente. Veja as principais!

Cartão de crédito

Essa é a forma mais rápida de realizar compras em uma loja virtual. Assim que o consumidor determinar a forma de pagamento, informar os dados e o CVV do cartão, rapidamente a operadora responsável pela transação emite a resposta com aprovação ou reprovação da compra, prosseguindo para a entrega.

Boleto bancário

Para consumidores que não dispõem de um cartão de crédito ou limite para a transação, o boleto bancárioé uma excelente alternativa, pois mantém as características de uma compra via cartão, com a diferença em relação ao prazo de entrega do produto, que depende da compensação do título.

Débito em conta

Mais uma forma disponível para sua loja oferecer como opção para o cliente que não utiliza cartão de crédito, mas deseja receber o produto mais rápido. Como o débito em conta é instantâneo, muitos acabam preferindo para não ter que esperar o prazo de compensação do boleto bancário.

Você deve estar se perguntando como adequar a sua plataforma de vendas a um serviço de pagamento online. Contratar uma empresa intermediadora de pagamento é a melhor estratégia para o seu negócio.

Um intermediador de pagamentos tem expertise de mercado e pode fazer a ponte entre a sua empresa, as instituições financeiras e operadoras de cartão, negociando melhores tarifas.

A Iugu é uma empresa especializada em soluções integradas de pagamento online, que disponibiliza uma ferramenta dinâmica e inteligente, capaz de integrar facilmente todos os dados, processos e departamento de uma empresa por meio da solução API.

Agora que você sabe como funciona o pagamento online em lojas virtuais, já pode entrar em contato com a gente para conhecer melhor nossos serviços e saber como podemos ajudar no controle financeiro da sua empresa. Ficaremos contentes em contribuir para a melhoria de todos os processos do seu negócio online.