Você faz uso das tecnologias de comando por voz? Não gosta de usá-las em público pelo fato de que todos escutariam o que você está falando? Pois bem, a Microsoft definiu que você não precisa falar alto.

Nosso mundo caótico é cheio de compromissos. As pessoas têm cada vez menos tempo e, por incrível que pareça, até o tempo para digitar está escasso.

Por isso, uma parcela considerável da população está optando pelo uso de comandos por voz. Com eles, é possível fazer diversas ações enquanto você anda, por exemplo, já que não é necessário parar para digitar.

Para se ter uma ideia do grau de popularidade dos assistentes digitais, podemos fornecer números. O assistente da Amazon, Alexa, já teve venda de mais de 100 milhões de dispositivos.

Como funciona o comando de voz por sussurros?

Vamos começar pela seguinte pergunta: O que é um sussurro?

Um sussurro é algo que é dito muito baixo. Cada tonalidade de voz que nós usamos, força o nosso corpo a se preparar de uma forma diferente. No caso dos sussurros, nós exalamos mais ar dos nossos pulmões.

A tecnologia da Microsoft, patenteada com o nome de SilentVoz – Voz Silenciosa, em tradução livre – pede para que nós façamos justamente o contrário.

A Microsoft quer que as pessoas, ao sussurrarem, inalem o ar. Além disso, a boca precisa estar muito perto do microfone. Dessa forma, ele pode compreender – mesmo que sem ouvir – qual é o desejo do usuário.

Por meio de um vídeo de demonstração é possível perceber que é realmente inaudível:

Nem todos ficaram felizes

Apesar de a tecnologia ser uma ajuda para quem usa esse tipo de tecnologia, mas não quer compartilhar suas informações com o mundo, alguns portais de notícias têm uma ressalva.

Como é perceptível no vídeo, a boca do usuário precisa estar realmente MUITO perto do microfone. É quase como se um beijo acontecesse.

Para algumas pessoas, isso pode ser pequeno diante do benefício trazido pela tecnologia. Entretanto, para outras a ideia não agrada por causa do grau de higiene.

Afinal de contas, nossos microfones estão sempre expostos ao ambiente e, por consequência, à sujeira.

O que vocês acham?

Fontes 1, 2 e 3

Thaís Dias

Diferentão Cultural