CES 2019

A CES 2019 é a maior feira de tecnologia do mundo. As empresas aproveitam esse momento para revelar suas novidades.

Entre as novas tecnologias estão carros que parecem coisa de filme. Eles mostram que a sociedade está cada vez mais perto de invenções pensadas em histórias de ficção de científica.

Nissan torna o “impossível”, possível

A Nissan apareceu na CES 2019 com duas inovações. A primeira recebeu o nome de Metaverse. Basicamente, ele é um assistente virtual que – por meio de realidade amentada, coloca um avatar no banco do passageiro.

A empresa espera que seja possível colocar uma pessoa real nesse lugar. Ou seja, eles pretendem colocar um holograma de alguém que você conheça no seu carro.

Enquanto isso, a outra tecnologia recebeu o nome de “Invisible-to-Visible“, em tradução livre “de invisível para visível”. Nesse caso, o sistema do carro – interno e externo – seria repleto de sensores.

Esses sensores fariam com que o motorista enxergasse coisas que seriam impossíveis de ver. Por exemplo: onde é o começo do congestionamento ou uma vaga que está distante.

O carro voador da Uber

Tendo como perspectiva que os carros voadores devem ser uma realidade em 10 anos, a Uber já começou a se movimentar. A empresa se tornou parceira de diversas empresas de aviação.

Uma dessas é a Bell, especializada em helicópteros. Durante a CES 2019 um táxi voador foi apresentado, o Bell Nexus.

Por causa de seu motor elétrico híbrido ele é capaz de percorrer grandes distâncias. Além disso, o carro pode levantar voo na vertical e transporta até cinco pessoas.

Espera-se que ele esteja pronto para ser vendido em 2020.

Kia se preocupa com seu estado emocional

O carro da Kia recebeu o nome de “Read Motion“, “Leia Movimentos”, em tradução livre. E é exatamente isso que o carro faz, “lê” quem ele transporta.

Para começar, uma informação: esses veículos não precisam de uma pessoa para dirigi-los. Então, o passageiro precisa sentar no carro e esperar que a leitura comece.

Ela leva em consideração as informações faciais, leitura corporal, temperatura do corpo e batimentos cardíacos. Então começa a fazer coisas para tentar agradar quem está no carro.

O Read pode mudar o cheiro dentro do automóvel, trocar de música, esquentar ou esfriar o ambiente. Além disso, os bancos vibram de acordo com o que está tocando.

kia

E não se preocupe, se nada disso te agradar, você pode simplesmente fazer alguns gestos. Os sensores gestuais permitirão que você selecione as opções que deseja.

Samsung também tem novidades

O Digital Cockpit é o carro da Samsung. Ele usa câmeras para fazer o reconhecimento facial de quem está no carro. Decora os gostos e garante que sua experiência será a melhor possível.

O próprio automóvel faz o ajuste dos bancos, da temperatura e coloca o tipo de músicas que a pessoa que ele reconheceu gosta de ouvir.

Todo o painel do carro pode ser programado de acordo com os desejos do usuário. Porém, por enquanto, só o conceito virtual está pronto. Por isso, ainda não há uma data de lançamento do produto.

Hyundai tem quase um Transformer

A inovação da Hyundai pretende resolver os casos de acidente. O automóvel recebeu o nome de ‘Elevate‘, em tradução livre “elevar”.

O carro foi criado sobre uma plataforma modular, ele é capaz de se elevar para que possa passar mais facilmente em terrenos difíceis, como o de acidentes.

Além disso, o carro escala paredes e, por conseguir adaptar sua altura, é capaz de ajudar pessoas com deficiência. Isso acontece pois o carro ficará na altura mais fácil para quem for usá-lo.

Fontes 1, 2 e 3

Thaís Dias

Diferentão Cultural