O levantamento Innovation Cities Index revela quais os lugares mais hitechs do mundo. Pela primeira vez, São Francisco não ficou com o título de cidade com mais inovações no mundo.

O estudo levou em consideração fatores como a presença de startups, a sociedade tecnológica do local e o capital de risco.

Você consegue imaginar quem ficou com o primeiro lugar?

10º – Sydney, Australia

Nessa cidade encontram-se algumas empresas de ponta no setor tecnológico como Canva, Atlassian, Zip Money e Nuix.

9º – Paris, França

Paris é a segunda cidade européia no top 10 da lista. A capital francesa é responsável por abrigar as grandes empresas: Orange Communications, Deezer, Thales Group e DailyMotion.

8º – Toronto, Canadá

De uma forma geral, o Canadá é reconhecido por ser um lugar evoluído. Os canadenses são legais, a estrutura do país é boa, mas não é só isso que eles têm a oferecer. Toronto tem a sede das empresas Wealthsimple, InterAxon, Wattpad e The Stars Group.

7º Boston, Estados Unidos

A metrópole localizada no estado do Massachusetts ficou com a sétima colocação. As empresas com ‘quartel general’ em Boston são General Electric, HubSpot, Bain Capital e Boston Dynamics.

6º Cingapura – cidade-estado da Ásia

Com um território total de 697,1 km² e 193 km de linha costeira, Cingapura abriga grandes empresas. Entre elas, podemos citar DBS Bank, Singtel, CapitaLand Limited e Flex.

5º Los Angeles – Estados Unidos

Não é só de filmes que essa cidade é feita. Percebe-se isso por sua colocação no ranking. A quinta colocada é um espaço de grandes indústrias.  Snap Inc., SpaceX, Riot Games e Hulu são ótimos exemplos.

4º Nova York – Estados Unidos

A grande maçã ficou com a quarta posição. Além do fato de que chegarão, em breve, duas novas sedes da Amazon, a cidade ainda tem WeWork, Verizon, IBM Watson e Citigroup.

3º – Vale do Silício (São Francisco – São José) Estados Unidos

O Vale do Silício não só abandonou a primeira posição, como caiu para terceiro. Das empresas com sede no lugar, podemos citar Apple, Google (Alphabet), Facebook, HP, Intel, Netflix e Tesla.

2º Londres – Grã Bretanha

Além de ser uma capital financeira, Londres agora se confirma como um grande polo tecnológico. Essa metrópole é responsável por abrigar um bom número de empresas. Barclays, TransferWise, BP, ASOS.com e Monzo, por exemplo.

1º Tóquio – Japão

Tóquio é a cidade com mais inovações no ano. De acordo com o estudo, Tóquio “está abraçando a tecnologia Smart e é pioneira no desenvolvimento de 3D e robótica.

A cidade abriga, entre outras empresas, SoftBank, Hitachi, Toshiba, Sony Corporation e Mitsubishi.

E o Brasil?

Os quatro estados brasileiros mais bem ranqueados foram:

  • São Paulo, na posição de número 76;
  • Rio de Janeiro ficou em 130º;
  • Belo Horizonte é o número 325º;
  • Curitiba está em 328º.

 

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural