Acredito que seja praticamente impossível encontrar uma pessoa que não conheça a cantora Beyoncé. Entretanto, será que todo mundo sabe que ela é também uma empreendedora de sucesso?

A carreira de Beyoncé é bem diversificada e cheia de trabalho. Ela é cantora, atriz, dançarina, compositora, produtora e empresária. Nos negócios, a artista é responsável por uma série de empreendimentos.

Beyoncé, a Empreendedora

A principal empresa da cantora é a sua gravadora, a Parkwood Entertainment, fundada em 2008. À frente do empreendimento, ela atua como CEO e faz questão de participar de todas as áreas da companhia.

Ela e o marido, o cantor Jay-Z têm participação no Tidal, um streaming de música. Além disso, Beyoncé também possui um serviço de entregas de comida vegetariana e a Ivy Park, uma linha de roupas femininas.

Também não se pode esquecer da linha de perfumes Beyoncé Heat.

Estudo de Harvard

Em 2014, um estudo da Harvard Business School foi publicado e tinha Beyoncé como tema. As pesquisadoras responsáveis pela pesquisa, Anita Elberse e Stacie Smith, entrevistaram muitas pessoas antes de revelar os seus resultados.

Segundo o trabalho, a cantora não gosta de esquemas tradicionais. Ela não passa muito tempo em sua sala e, inclusive, costuma passar bastante tempo andando pelos escritórios. Neles, ela analisa os trabalhos, expressa sua opinião e conversa com o time.

Além disso, para poder cumprir todas as suas funções, a cantora tem uma agenda que é seguida de forma rigorosa. Um exemplo disso foi o fato de que as reuniões dela duram, no máximo, uma hora.

Outro motivo para esse fato é que, segundo  Lee Anne Callahan-Longo – gerente da Parkwood Entertainment – a cantora passa muito tempo criando. Por isso, quando as reuniões são longas demais, ela costuma perder o foco.

O Marketing é essencial

Beyoncé faz questão de fazer o gerenciamento da própria carreira. E, pelo sucesso alcançado, percebe-se que o trabalho está sendo bem feito.

Todos os álbuns lançados por ela tem grandes hits de sucesso. Inclusive, ela seleciona as músicas exatas para que, no momento do lançamento, elas já se tornem as mais ouvidas mundialmente.

Além disso, a cantora também se destacou no momento de gerenciamento de crise. O mundo ficou sabendo da briga entre sua irmã e seu marido. Especulou-se a respeito de uma traição por parte do Jay-Z, esperou-se o anúncio do divórcio. Entretanto, tirando algumas pequenas notas na imprensa, nada mais aconteceu.

Depois de dois anos a cantora lançou um álbum que falava sobre o assunto. Assim, ela conseguiu preservar sua imagem, a privacidade e, ainda assim, foi capaz de vender muito em cima do assunto.

Outro ponto de marketing importante na carreira da cantora são as parcerias. Quase todos os cantores grandes do momento já cantaram com a Beyoncé. Dessa forma, ela se mantém atualizada e conquista ainda mais fãs.

Ou seja, quando falamos do sucesso da cantora, não podemos dizer que é apenas uma questão de sucesso. Trabalho duro e pensamento estratégico também fazem parte dessas conquistas.

Fontes 1, 2 e 3

Thaís Dias

Diferentão Cultural