A SoftBank Group – multinacional japonesa – vai abrir o capital do seu novo empreendimento. Masayoshi Son, presidente da organização, já está com os planos adiantados para essa negociação. Essa será a maior abertura de capital já feita no Japão.

A empresa cujo IPO será aberto é a SoftBank Corp. A empresa venderá 1,6 bilhão de ações. Cada uma delas terá o custo de 1500 ienes. Ao todo, espera-se arrecadar 2,4 trilhões de ienes (US$ 21,1 bilhões).

A ideia é que isso permita a ampliação do caixa da empresa. Ela está em processo de mudança, transformando-se em uma operadora de telecomunicações em companhia global de investimentos. Atualmente, a empresa já participa da  Uber Technologies e da WeWork.

A agenda do IPO

30 de novembro – será revelado o intervalo de preço da IPO

10 de dezembro – valor final da IPO

19 de dezembro – início das negociações

A crise do mercado de telefonia japonês

Por causa dos preços elevados e de planos cheios de complicações, o governo japonês resolveu tomar algumas medidas.

A situação se tornou mais complicada em agosto, depois de uma declaração de Yoshihide Suga, secretário do gabinete. Ele afirmou que seria possível reduzir o valor das contas em 40 por cento. Porém, o aumento do valor das contas aconteceu há pouco tempo. As operadoras alegaram que esse fato era justificável para poder modernizar as redes.

Atualmente, a SoftBank Group tem 34 milhões de assinantes de telefonia móvel. Isso gera um lucro anual de 700 bilhões de ienes.

Os planos da SoftBank inclui redução da equipe de telefonia móvel. A maioria dos funcionários será substituído por aparatos tecnológicos. Porém, nem todos os funcionários serão demitidos, uma parte será transferida para outras áreas.

O foco da empresa

Por causa de toda essa situação da telefonia, a SoftBank está mudando o seu foco. Atualmente, Masayoshi Son está envolvido com investimentos na área de tecnologia. Dados, inteligência artificial e comunicação são mercados que devem crescer cada vez mais. Por isso, devem ser a parte mais importante da empresa.

Fonte