O que é ROI?

Toda empresa precisa investir em suas áreas de atuação. Mas quais são as áreas que estão apresentando mais retorno financeiro? O que está dando certo e o que está apresentando falhas? Para responder a essas questões é preciso saber: o que é ROI?

A sigla ROI deriva do inglês “Return over Investment”. Em português, isso quer dizer Retorno Sobre Investimento. Ou seja, é uma forma de definir se os investimentos feitos pela sua empresa, apresentaram o retorno esperado.

Por exemplo: se a sua empresa trabalha com investimento em mídia. É importante saber se esse dinheiro está sendo gasto, mas está trazendo um retorno para a empresa. Pois, em alguns casos, a empresa paga pela mídia, mas não consegue atingir nenhum objetivo.

Como calcular o ROI?

A primeira coisa a ser feita para determinar o ROI da sua empresa é descobrir o ROI para a receita. É importante calcular apenas a receita do que foi investido.

Ou seja, se você deseja fazer o cálculo de um investimento específico (como mídia), só coloque o que você arrecadou com isso. Agora, se a ideia é calcular de todas as áreas, calcule-as separadamente e depois some os resultados.

Depois disso calcule os seus gastos. Sempre referentes aos mesmos investimentos utilizados no cálculo da receita. Porém, não se esqueça de que os gastos incluem tudo o que é preciso para realização do projeto: luz, telefone, profissionais etc.

A partir do momento no qual você tem todos esses dados, é necessário colocá-los na fórmula:

O cálculo é multiplicado por 100 para determinar qual foi a porcentagem de lucro. Isso é necessário para deixar a compreensão do ROI mais clara.

Para quê serve o ROI?

O ROI é um indicador para calcular o retorno de uma aplicação. Portanto, é o ideal para, no mínimo, definir se os gastos iniciais estão sendo repostos por aplicações específicas.

Por esse motivo, ter um ROI bem calculado é ideal para definir quais áreas estão bem e quais precisam melhorar. Isso permite que a equipe possa conversar a respeito do que pode ser feito para atingir a excelência.

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural