O Metallica é uma das bandas mais conhecidas e tradicionais do cenário do heavy metal mundial. Fundada em 1981, o Metallica acumula fãs ao redor do globo. Os números da banda são impressionantes:

  • 120 milhões de discos vendidos;
  • 9 Grammys
  • Polar Music Prize

Para que isso fosse possível, a banda se reciclou no decorrer dos anos. Sem perder a essência, eles puderam se adaptar às mudanças enfrentadas pelas sociedades. Por isso, como era de se esperar, o Metallica resolveu usar a tecnologia para melhorar a relação com os fãs.

“Nós inovamos não apenas no terreno musical, mas também nas interações com nossos fãs e foi isso que nos converteu em umas das bandas mais socialmente alcançáveis”, disse o baterista da banda Lars Ulrich.

Como isso acontecerá?

O Metallica resolveu criar uma nova versão para o seu site. Nessa nova página, eles estão usando produtos da Salesforce – empresa americana de Softwares on demand.

O primeiro serviço que a empresa forneceu para a banda foi uma análise básica. De acordo com as conclusões fornecidas, não existe uma banda no mundo que tenha mais seguidores em redes sociais do que o Metallica. No total, eles possuem 60 milhões de seguidores.

A banda escolheu usar um produto de marketing digital – o Salesforce Marketing Cloud. Dessa forma, o Metallica espera utilizar uma nova estratégia para manter os fãs interessados.

O plano é que a ferramenta capte informações das pessoas por meio do e-mail, redes sociais e dispositivos móveis.

Metallica : Criando conteúdo personalizado

Em declaração Lars Ulrich também afirmou que:

“Para mim, fazer música significa, acima de tudo, poder se conectar com as pessoas e dividir experiências. Nós consideramos a tecnologia uma forma de diminuir a distância física entre nós e os nossos fãs, permitindo que eles participem mais. É por isso que nós estamos animados de trabalhar com a Salesforce, para criar uma experiência de nível superior para os fãs: será fantástico!”

Justamente com o objetivo de melhorar essa relação, eles decidiram criar, a partir dos dados colhidos, uma experiência personalizada para cada pessoa.

Além disso, a experiência de venda também deve mudar. A empresa está usando uma inteligência artificial usada no Vale do Silício, a Salesforce Commerce Cloud, para melhorar a venda de ingressos.

A nova turnê do Metallica recebeu o nome de WorldWired Tour e, por enquanto, só a América do Norte está confirmada.

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural