Quem nunca esteve no trânsito e ouviu o som de uma ambulância? Esse som pode ser desesperador, especialmente enquanto você não enxerga a ambulância. Mas a Ford está tentando mudar o cenário.

O eCall

Ford

Ford

No começo de 2018, a Europa determinou que todos os carros novos devem possuir o sistema eCall – emergency call, em português, chamada de emergência.

Isso quer dizer que todos os carros precisam ter um botão de fácil acesso para chamadas de emergência. Este deve ser usado quando alguém presenciar ou for vítima de um acidente.

O objetivo dessa decisão é facilitar o pedido de socorro, tornar o resgate mais rápido e, consequentemente, salvar mais vidas.

Entretanto, a Ford resolveu se adiantar e desenvolver uma tecnologia que pode ajudar ainda mais.

O eCall Plus da Ford

O projeto eCall Plus é uma parceria entre a Ford e a empresa Britânica Vodafone – que lida com telecomunicações.

A ideia é de que, além da facilidade para chamar pela ajuda, o motorista também consiga liberar o caminho de forma mais ágil.

O que acontece é que o sistema mostra para o motorista o local em que a ambulância está. Isso é feito em um monitor no painel do carro que, além de tudo, ainda mostra qual é a melhor forma para liberar o caminho para a ambulância.

Isso permitirá que os carros criem uma espécie de “corredor do socorro”.

Ford

Ford

Os motoristas começam a ser avisados quando falta 500 metros para que eles cheguem ao local do acidente. De acordo com os testes iniciais, isso pode realmente reduzir o tempo de demora do resgate.

Para se ter uma noção da importância desse fato, basta dizer que um resgate 4 minutos mais rápido aumenta em 40% as chances de sobrevivência da vítima.

Além disso, um estudo foi feito na Alemanha e chegou-se à conclusão de que, sozinhos, 50% dos motoristas não sabem a melhor forma de dar espaço para uma ambulância.

A Ford e a Vodafone ainda não deram informações a respeito de quando a tecnologia estará no mercado.

Fontes: 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural