Quando se fala em Feedback com os funcionários, tem gente que gosta e outras, que podem sair correndo. O motivo é que é preciso de muita sinceridade nesse momento para falar e logicamente para ouvir.

Esse processo chamado de feedback ou one-a-one, é aplicado em empresas que enxergam os funcionários com um dos ativos mais importantes da empresa: pois eles que fazem acontecer juntos, no dia a dia. Nada melhor do que deixá-los preparados para o que der e vier.

Quando se expressa onde esse funcionário está acertando ou errado, ele tem mais chances de melhorar no que precisa e claro, crescer ainda mais no que já faz bem.

Com isso, vou dar algumas dicas para aplicar isso com seus funcionários. PS: eu sei que você pode ter líderes que farão os feedbacks com os funcionários deles, mas sugiro que pelo menos 2x por ano, você tenha esse momento com todo mundo da sua empresa e os funcionários direto, 1x por mês.

Feedback com os funcionários na prática:

  • Reserve pelo menos 1 hora na sua agenda, pode ser que termine antes, mas não é legal fazer esse tipo de coisa correndo;
  • Deixe claro que isso é importante para você, pois quer aprender mais sobre a pessoa e claro, sobre como os funcionários enxergam a empresa;
  • Faça uma lista de coisas para discutirem, como: Proatividade, respeito, planejamento de metas, ambiente de trabalho (tudo isso de como essa pessoa se comporta), sempre junto do tópico, você pode pedir para ele se dar uma nota e dizer o por quê dela  (isso é bem opcional);
  • Depois dos itens gerais, entre em Habilidades e Desenvolvimento (como citei acima), nesse você pode deixar como uma nova meta esse desenvolvimento para um próximo bate papo.

Escute Feedback também

Pois é queridos amigos, falar tudo que pensa é bom né? Mas é preciso ouvir também. Assim como todo mundo, precisamos crescer e aprender com nossos erros, que muitas vezes não enxergamos.

Vou abrir aqui meu coração, em poucas rodadas de feedback eu já ouvi duas coisas que eu tinha noção, mas não tanta: existem momentos que eles não falam comigo, pois não sabem como está meu humor!!! Nossa, sério, refleti muito sobre isso para saber como posso melhorar.

Esse é um processo muito íntimo da empresa e dos funcionários, os resultados não podem ser espalhados, existe também a avaliação de resultados, que é mais focado em notas por funcionários para promovê-los ou demiti-los, que em um segundo momento explico para vocês.

Liderança meu bem, é falar e ouvir o tempo todo! É trocar experiência e fazer disso uma das bases da empresa: o diálogo sincero.

Já fez isso na sua empresa? Conta aqui para mim ;)

Boa sorte!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores