Robô Recepcionista Assistente

A Microsoft apresentou seu novo protótipo de robô durante a Microsoft Research Faculty Summit 2018. O robô-assistente da Microsoft chamou a atenção por entender comandos e buscar coisas, como cerveja, na geladeira.

O robô, nomeado Receptionist Assistant Robot (robô recepcionista assistente, em tradução livre). Ele foi criado com o objetivo de auxiliar recepcionistas, para que seja possível liberar esse profissional de suas múltiplas tarefas.

Dentre as coisas que o Robô-assistente da Microsoft é capaz de fazer, destacam-se:

  • carregar objetos;
  • interagir com pessoas;
  • conversar em diversos idiomas;
  • fornecer informações armazenadas em banco de dados;
  • perceber quais os momentos nos quais alguém precisa de ajuda.

Entretanto, o que mais chamou a atenção do público foi o fato de que o robô pode pegar cervejas na geladeira. E não precisa se preocupar, ele é capaz de escolher entre as cervejas disponíveis.

Como o robô funciona?

Para que o robô seja capaz de cumprir todas essas funções, ele combina seu processamento local e em nuvem. Ele pode rodar algorítimos de reconhecimento de imagem e planejamento de movimentação.

O planejamento de movimentação consiste em uma série de simulações em realidade virtual, que o robô faz antes de decidir qual movimento deve ser feito. Dessa forma, ele poderá fazer suas atividades com a maior certeza possível.

Entretanto, o projeto ainda é um protótipo em fase de testes. Por essa razão, o robô ainda é bem lento e não está preparado para enfrentar uma situação real em um escritório.

Inclusive, a Microsoft ainda não revelou se irá realmente colocará o robô no mercado. Ou seja, não adianta se animar muito para adquirir a máquina, pois, se ela for comercializada, ela ainda deve demorar muito tempo.

Os idealizadores do projeto fizeram questão de salientar que o robô é um assistente e não foi criado para substituir os profissionais.

Fonte