ADR –  American Depositary Receipt

Em português, ADR significa Recibos Depositários Americanos. Ou seja, ADRs são recibos de ações  emitidos nos Estados Unidos, mas com lastro no exterior.

As ADRs são compradas e vendidas no mercado americano. O processo de compra e venda é igual à ações regulares, porém com a diferença de que as ADRs são relacionadas a empresas com sede em outros países.

Isso permite que empresas brasileiras, por exemplo, tenham os seus ativos negociados no exterior. Assim, empresas de qualquer país podem investir nas companhias do Brasil.

Como ADR funciona?

A ADRs surgiram com o intuito de diminuir a burocracia da compra e venda de ações internacionais.

Nesse caso, um banco compra os papéis da empresa e se torna responsável pela venda nas Bolsas de Valores dos Estados Unidos.

Uma coisa que precisa ser ressaltada é o fato de que o comprador da ADR tem os mesmo direitos de um acionista que comprou uma ação normal, no país de origem da empresa.

Os tipos de ADR

Nível 1: É o estilo mais básico. São feitas poucas exigências com relação à empresa de origem, que nem precisa revelar os seus dados. Entretanto, esse tipo de ADR não pode ser negociada na Bolsa de Valores, elas vão para o mercado de Balcão. É uma forma de avaliar o interesse da América do Norte nos seus negócios;

Nível 2: Nesse caso é preciso respeitar as exigências da SEC – Securities and Exchange Commission – órgão regulador das bolsas americanas. Já existe a cotação na Bolsa, mas a empresa não precisa lançar ações no mercado.

Nível 3: Quando a empresa lança ofertas públicas na Bolsa. É o tipo que tem mais chance de levantar capital e de ganhar visibilidade no mercado americano.

As vantagens da ADR

A principal vantagem é o fato de que a burocracia e, por consequência, o tempo perdido para levar ações para o exterior diminuem consideravelmente.

Além disso, a ADR permite que uma empresa entre aos poucos no mercado americano. A companhia pode optar por começar no nível 1 – para conhecer melhor os interesses dos investidores – para depois ir para o nível 3. Depois de explorar a bolsa por alguns meses, pode ser mais fácil entrar no mercado americano.

Outro ponto positivo é o de que o capital arrecadado pode ser superior, uma vez que a arrecadação é feita em dólares.

Fontes 1, 2 e 3