Olá,

nossa entrevista de hoje foi respondida pelo Lucas Soares, CEO e Founder da Linkfor, uma plataforma digital, desenvolvida em Brasília. Ela é ideal para empresários que desejam contratar, por hora de trabalho, freelances das áreas de TI, Design e Marketing.

1 – O que é a Linkfors e como surgiu a ideia?

Somos uma plataforma que tem o intuito de conectar pequenas empresas interessadas em marketing e design com universitários talentosos de todo o Brasil.  A plataforma é interativa e possibilita que o cliente contrate um profissional a partir do preço estabelecido pelos serviços listados.

Ao contratar abre-se uma área de trabalho com as tarefas  – o que foi feito e o que está sendo feito e onde o cliente pode dar sugestões, feedbacks, acompanhar o projeto e se comunicar com o profissional contratado por meio de um chat exclusivo.

Ao final existe uma avaliação que estabelecerá o sucesso do projeto – observa-se se contratante e contratado têm a mesma visão à respeito da experiência.

A plataforma remunera por comissão de venda, que varia de acordo com o tipo de anúncio que o profissional escolhe. Além disso, há uma versão pro da plataforma, no modelo SaaS, que serve para gestão e organização de profissionais que possuem muitos clientes.

A ideia surgiu a partir da observação de que a maioria das empresas brasileiras são pequenas ou médias. Por outro lado, a maioria dos universitários não conseguem conciliar emprego e estudos. Assim, a plataforma deseja facilitar o contato entre essas duas pontas. 

2 – Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Validar a ideia na rua para ver se a dor era minha ou se existia realmente um mercado para minha ideia.
Após o aprendizado com a agência de publicidade, o trabalho foi oferecer o mesmo serviço, porém de forma escalável.

3 – Qual o momento de sua startup?

A plataforma ainda executa validações de recursos da plataforma, mas já está em versão beta (porém para projetos teste). O MVP já foi validado de forma consistente. E a versão beta corresponde já a pouco mais de 50% da plataforma definitiva que pretendemos lançar no mercado.

4 – Como enxerga sua startup em 02 anos? Tem potencial de crescimento?

O modelo de comissão demora um pouco mais para rentabilizar, porém a médio prazo se mostra consistente. Temos a Workana e o Getninjas como exemplos.

Temos noção de que iremos trabalhar no vermelho durante um tempo, mais do que grande parte das startups. Porém cremos na ideia de que no futuro, profissionais da plataforma poderão oferecer outros serviços, além de marketing e design. Também acreditamos – principalmente – no nosso controle de qualidade, por termos critérios consolidados de escolha de profissionais.

Como líder dessa jornada tenho plena confiança no potencial do time e na empolgação deles para melhorar o cenário empreendedor do Brasil, oferecendo a possibilidade de que mais empreendedores sobrevivam no mercado e possam construir os seus sonhos.

5 – Qual é seu modelo de negócios?

O nosso modelo de negócio consiste em comissão das vendas a partir da escolha do anúncio do profissional. Ou seja, no nosso caso bronze, prata e ouro. A escolha do anúncio ouro, por exemplo, acarreta em uma maior probabilidade de venda por conta de prioridade.

Entretanto, há uma comissão maior para plataforma.Estamos também validando um recurso “pro” da Linkfor para auxílio na gestão e organização de freelancers que possuem muitos clientes. Nessa opção oferecemos ferramentas para gestão de clientes e projetos. Isso é rentabilizado a partir do pagamento recorrente de uma parcela.

6 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido?

O mercado de micro e pequenas empresas corresponde a 99% do mercado B2B brasileiro. Nós acreditamos na melhoria do país através do empreendedorismo, da livre concorrência e da destruição de monopólios por meio de soluções mais inteligentes e escaláveis.

Acreditamos também na reformulação do ensino superior através de atividades mais práticas para os estudantes.

A união dessas ideologias, em conjunto com a pesquisa e as estatísticas nos fez entrar nesse mercado.

7 – O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

  • A plataforma pretende atender com eficiência as pequenas empresas que não possuem capital para investir em marketing e um design de qualidade. A ideia não é que todos possam se cadastrar na plataforma, mas apenas aqueles que possuírem os requisitos estabelecidos que vão de habilidades com o serviço até atendimento ao cliente.
  • Oferecer uma ferramenta de gestão para os profissionais que possuem mais projetos e clientes para que eles possam ser organizar e prestar um serviço melhor.
  • Deixar todo o projeto exposto ao cliente e criar um espaço de trabalho conjunto para estimular a comunicação entre as partes.
  • Proporcionar uma experiência real de trabalho para graduandos de universidades brasileiras.

8 – Por que decidiu empreender?

Sempre acreditei que gerenciar e liderar pessoas me empolgava mais que prestar serviço. Sou fascinado por aprender, ler e gerenciar pessoas com o pouco de experiência que tenho. Isso me faz ver o mundo melhor e acreditar no esforço como parâmetro de sucesso.

Nunca fui o melhor nas matérias, tampouco no curso de engenharia, porém na hora de organizar e influenciar pessoas, sempre me destaquei.

Sou assíduo e apaixonado pelo Brasil e acredito que a melhor forma de nos ajudar a melhorar a situação é o estímulo à educação. Por isso, me tornei especializado em content market e pelo desenvolvimento do empreendedorismo. A linkfor une essas duas paixões.

10 – Se quiser, pode apresentar seu time =)

Lucas Soares: 21 anos, comandando a 3ª empresa. Estudante de Engenharia Aerospacial da UnB. Especialista em Marketing. Designer há 7 anos. Possui MBA em Gestão de Negócios pela USP. Desenvolvedor Front-End. CEO & Founder da empresa.

Ana Paula Matos: 23 anos. Experiências em startups de educação e agrotechs.
Especialista em Vendas, Marketing B2B e gestão de processos. Estudante de Engenharia Eletrônica na UnB. CSO & Founder

Osmir Mariano: 23 anos. Formado em Ciência da Computação pela UFT. Desenvolvedor Web e Mobile, com vasta experiência em desenvolvimento e gestão de software. Especialista em PHP, Python, C, C++ e Java. CTO & Founder.

Lucas Porta: 20 anos. Estudante de Engenharia Automotiva na UnB. Certificado pela Adobe Systems, especializado em design e produção de conteúdo audiovisual. Designer e Founder.

 

URL: http://www.linkfor.io/

FanPage: https://www.facebook.com/linkfor.io/

Instagram: https://www.instagram.com/linkfor.io/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +