O Facebook já liberou o cadastro das campanhas eleitorais de 2018. Qualquer pessoa que resolva fazer propaganda eleitoral no site precisa se cadastrar.

Em outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher os novos representantes do país. Nessas eleições, a população precisa escolher quem estará à frente da presidência da República, do governo do Estado, do senado federal e quais serão deputados federais e estaduais.

Como é costume no país, os candidatos podem fazer suas campanhas em diversas mídias. Com o sucesso das redes sociais, já era de se esperar que a política também fosse anunciada nesse tipo de mídia. Entretanto, nada será feito de forma bagunçada, pelo menos não no Facebook.

A plataforma determinou uma série de regras que precisam ser seguidas durante as campanhas. O Brasil é o segundo país no mundo a testar a novidade.

 Cadastro das campanhas eleitorais

O site do Facebook está disponibilizando um formulário onde candidatos, partidos e coligações podem se cadastrar. Fazer a inscrição é obrigatório para qualquer um que deseja fazer um anúncio político na plataforma.

As campanhas eleitorais começarão no dia 16 de agosto. A partir dessa data, os usuários das redes sociais irão receber as propagandas de todos os que preencheram o formulário.

Como a iniciativa tem por objetivo deixar as campanhas mais transparentes, tudo estará descrito nos anúncios. Portanto, quando uma pessoa receber uma campanha, ela estará marcada como ‘campanha política’ e estará acompanhada pelo valor gasto na propaganda, além do CNPJ ou CPF do financiador da iniciativa.

Mais uma coisa: os eleitores poderão acompanhar todas as propagandas que foram compartilhadas na plataforma. O Facebook manterá uma “biblioteca de propagandas políticas” para que os usuários possam fiscalizar todos os anúncios e quanto dinheiro foi gasto com cada um deles.

A decisão de inserir essa ferramenta surgiu depois dos escândalos nas eleições americanas. Na época, a rede social foi responsabilizada pela propagação de ‘fake news‘. Fora isso, também tiveram os escândalos de vazamento de dados dos usuários.

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 07 de outubro. Em caso de segundo turno, este acontecerá no dia 28/10.

Fonte