Falar sobre contratação é algo muito delicado, principalmente pois vai depende muito do momento da sua empresa e dos seus objetivos como empreendedor. Então vamos falar sobre a ideia de contratar funcionário com ou sem experiência.

Existem momentos que a estratégia vai estar em primeiro lugar, porém outras tantas vezes, é preciso improvisar para chegar no objetivo final. Isso é diretamente ligado ao time que os fundadores irão contratar para fazer o negócio crescer.

Contratar funcionário com experiência ou treinar alguém?

A pergunta que vem no começo do texto, por isso, vou dar algumas dicas para você que está passando por essa dúvida.

  • A grande dificuldade das startups é que os negócios são novos e não necessariamente você vai encontrar alguém que já tenha trabalhado em um concorrente seu, se sim: contrate!
  • Do tópico acima, se tiver muita experiência mas que não tenha a ver diretamente com o que está desenvolvendo, não contrate.

Esses dois tópicos podem parecer confusos, mas eles são bem explicativos. As pessoas com mais experiência, tem bem mais dificuldade de entender que uma startup resolve problemas diferentes do que as habituais resolvidas em empresas tradicionais.

O desespero do empreendedor em crescer, faz com que ele erre (que isso é bem normal) e que perca tempo com esse time dos sonhos que todos nos queremos, mas é preciso colocar os pés no chão na hora da contratação.

Aprendizagem dos experientes

Muitas pessoas querem aprender, mas você vai precisar descobrir se essa pessoa mais experiente vai conseguir pensar na linha da sua startup.

Lembro que trabalhei em uma que o meu chefe se dizia de startup, um cara mega conhecedor de negócios, mas quando fazíamos reunião, ele era tradicional e suas ideias eram bem diferentes do que o CEO queria, por isso até que saí de lá.

Empreendedores precisam não só ter o feeling, mas acompanhar de perto se essa cultura, esse negócio está sendo cuidado pelas pessoas certas. Isso se faz ouvindo as pessoas que não estão na linha de frente, mas aquelas que estão aprendendo.

Contratando pessoas sem experiência

Essa contratação é tão difícil quanto a primeira (quem disse que seria fácil?).

Pessoas sem experiências, vão precisar muito do seu tempo…  mas se você se dedicar, poderá construir um time exatamente como precisa, mas voltamos, é preciso dedicação e claro, encontrar pessoas proativas e que tem vontade de crescer.

Teste com experientes e não experientes

São pequenos detalhes que você descobrirá logo nas primeiras semanas, com coisas do tipo:

“O que você entendeu sobre isso que estamos fazendo?”

“Como você se sente com nossa tecnologia?”

“Em que podemos melhorar?”

Bom, essas perguntas podem ser feitas a qualquer pessoa (com ou sem experiência), mas as respostas que serão a chave de quem continuará com você na jornada.

Não tenha medo de tentar mais uma vez e que se isso não resolver, mude os que não estiverem alinhados.

Eu vivo isso diariamente na influu. Já tentamos contratar pessoas (principalmente vendedores) de todos os portes, já gastamos uma grana com tudo e uma solução foi achar novos talentos que se apaixonaram pelo nosso propósito e lhes dou mentorias (não eu, mas contratei consultores-mentores para ajudar).

Cada dia é crucial para a formação do time dos sonhos, não julgue um perfil ou o outro sem testar, só o tempo (mesmo que curto prazo) irá te mostrar o que sua empresa realmente precisa.

Bons Negócios,

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo