Aceleradora da Ambev: É muito difícil encontrar alguém que, nos dias de hoje, não acredite no aquecimento global. A preocupação com o meio ambiente é uma realidade dessa época. Pensando nisso, a aceleradora de soluções ambientais da Ambev lançou seus 10 desafios para encontrar ideias inovadoras que ajudem a cuidar do planeta.

A aceleradora é apoiada pelo Pacto Global da ONU e os desafios foram definidos pelo grupo AB Inbev com o apoio de especialistas.  Dentre as questões debatidas para formar os desafios estão: emissão de carbono, água, agricultura sustentável, embalagem circular e o futuro da produção de cerveja.

Aceleradora da Ambev e Os dez desafios

1 – Cada gota conta

Segundo a ONU, a falta de água é um dos maiores problemas do século XXI. O aumento populacional, a produção de lixo, o desperdício e a poluição são algumas das causas da crise hídrica. Portanto, as empresas devem oferecer soluções para melhorar a própria gestão de água e para proteger os recursos que nos restam.

2 – Agricultura sustentável

A agricultura é uma das bases da economia mundial. Os avanços tecnológicos nessa área são muito abrangentes e o custo deles pode ser bem elevado. Por isso, nem todos os produtores conseguem acompanhar as novidades. Então esse desafio é para aumentar o acesso do pequeno agricultor às tecnologias. Além de ajudar o produtor, isso diminuiria o desperdício e o uso e agrotóxicos, protegendo o ambiente.

3 – Feche o ciclo

Tudo o que sai da natureza, deve voltar para natureza de forma não prejudicial. Por isso, a criação de tecnologias para a criação de embalagens recicláveis é essencial. Também é necessário reduzir o uso de certos produtos.

4 – O futuro da produção de cerveja

O que pode ser feito para reduzir os impactos da produção de cerveja no ambiente? Como reduzir as emissões de gases, o consumo de água e a produção de lixo?

5 – Combate ao carbono

A energia usada pelas empresas deve ser mais limpa a cada dia para que seja possível reduzir os gases do efeito estufa. Qual a melhor maneira de eliminar – ou pelo menos diminuir muito – a emissão de carbono?

6 – Logística mais segura e ecológica

Boa parte do transporte de produtos – especialmente no Brasil – é feito por meio de caminhões. Esse tipo de situação não é segura para os responsáveis pelo transporte e nem para o planeta. É preciso encontrar soluções que sejam mais amigáveis para o ambiente.

7 – Sourcing Responsável

É preciso rigor na hora de estabelecer e fiscalizar os padrões éticos da empresa e de seus parceiros. Qual a melhor forma para manter a transparência em todos os processos de pesquisa e produção de suprimentos?

8 – Empoderamento de Pequenos Negócios

Assim como o projeto deseja aumentar o acesso de produtores agrícolas à tecnologia, também considera-se importante ajudar os pequenos empreendedores. O interessante é disseminar conhecimento, aumentar a produtividade e gerar mais oportunidades.

9 – Lixo ao bem-estar

Como usar os coprodutos de grãos e cevadas usadas para a produção de cervejas para melhorar a qualidade de alimentação da população? Aliás, de forma ainda mais ampla, é preciso questionar qual a maneira de ajudar na distribuição de alimentos para quem precisa.

10 – Todos juntos

A Ambev pretende atingir todos os seus objetivos de sustentabilidade em 2025. A empresa está unida em busca desse resultado e espera se unir a startups que tenham o mesmo desejo.

A premiação

Serão selecionados de 20 a 25 grupos de empreendedores. Eles receberão treinamento na aceleradora. De todos esses, será selecionado um grande vencedor, que poderá apresentar suas ideias a fundos globais de investimentos.

No Brasil, 20 grupos são selecionados na etapa global poderão participar de um programa de aceleração brasileiro.

Os interessados devem escolher sua proposta e se inscrever até o dia 14 de setembro pelo site http://www.aceleradoraambev.com.br/