Startups que são unicórnios: O termo unicórnio foi cunhado no ano de 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, quando se referiu às 39 startups que tiveram uma valorização de mais de US $ 1 bilhão. O termo foi usado para enfatizar a raridade de tais startups.

A definição de uma startup como unicórnio permaneceu a mesma desde então. Um unicórnio é uma empresa iniciante fundada depois de 2003 que tem uma avaliação atual de mais de US $ 1 bilhão. No entanto, o número de unicórnios aumentou muito.

Características das Empresas Unicórnio

Em média, cerca de 4 unicórnios nascem a cada ano. Mas o que os torna diferentes de outras startups?

Desde a publicação do artigo de Lee, o termo se tornou amplamente usado para se referir a startups nos setores de tecnologia, tecnologia móvel e tecnologia da informação (geralmente na intersecção de todos os três) com avaliações muito altas, questionavelmente apoiadas por suas finanças fundamentais.

 

Startups que são Unicórnio

Startups que são Unicórnio

O guru de investimento, Bill Gurley, sócio da Benchmark Capital, disse em um post sobre a diferença entre “estágio final” de angariação de fundos de capital privado e um IPO que “um número sem precedentes de 80 empresas privadas têm levantado financiamentos com valorizações mais de US $ 1 bilhão” desde os 2010s e que “os investidores em último estágio, desesperadamente temerosos em perder a aquisição de posições acionárias em possíveis empresas de ‘unicórnio’, abandonaram sua tradicional análise de risco.”

Alguns argumentam que o aumento no número de novas empresas avaliadas acima de US $ 1 bilhão é um sinal claro de espuma nos mercados.

Outros argumentam que o grande número de empresas com altas avaliações é o reflexo de uma nova onda de produtividade impulsionada tecnologicamente, semelhante à invenção da gráfica há quase 600 anos.

Outros ainda argumentam que a globalização e a política monetária dos bancos centrais desde a Grande Recessão criaram grandes ondas de capital que se espalham pelo mundo em busca de unicórnios.

Startups que são Unicórnios

As startups unicórnios, longe de serem apenas criaturas mitológicas, tornaram-se uma característica comum nas discussões populares sobre negócios e finanças.

A revista Fortune, por exemplo, criou uma lista com mais de 100 inscrições de unicórnios atuais. No final de 2017, a CB Insights registrou 220 unicórnios com um valor acumulado de US $ 763 bilhões. Alguns unicórnios familiares dos EUA incluem Uber, Airbnb, SpaceX, Palantir Technologies, WeWork e Pinterest. A China também alega vários unicórnios, incluindo Didi Chuxing, Xiaomi, China Internet Plus Holding (Meituan Dianping) e Lu.com.

Uber

Uber

Inovação revolucionária

Quase todas as startups unicórnios abalaram a indústria a qual pertencem. O Uber mudou a forma como as pessoas reservam táxis, a Airbnb capitalizou na economia de partilha, o Snapchat interrompeu a esfera das redes sociais, etc.

Capitalização de mudança de paradigma tecnológico

87% dos produtos de unicórnio são softwares, 7% são hardwares e os restantes 6% são outros produtos e serviços. Quase todos os unicórnios até agora capitalizaram no mercado passando por uma mudança de paradigma tecnológico. A Uber trouxe uma reserva de táxi ao toque de um telefone, a Airbnb possibilitou o compartilhamento via internet, a Dropbox aproveitou a tecnologia baseada em nuvem, etc.

FONTE