Como todas as grandes empresas da Internet, muitas vezes participa da construção de cabo submarino, porque deseja ter a conectividade entre seus data centers em todo o mundo.

Esses cabos são normalmente construídos e pertencentes a um consórcio de empresas (e às vezes compartilhados por concorrentes ). Agora, no entanto, o Google está construindo seu próprio cabo, que vai de Virginia Beach, nos EUA, até a costa atlântica da França.

Isso marca o quarto cabo privado do Google. Seus dois primeiros esforços duraram distâncias significativamente menores, embora seu cabo “Curie” conecte Los Angeles e Chile.

Ao longo dos últimos anos, o Google também fez investimentos significativos em cabos orientados por consórcios  que abrangem o Atlântico e o Pacífico e muitos deles serão lançados on-line em 2019.

Cabo submarino dos EUA para a França

O novo cabo chamado “Dunant” (em homenagem ao primeiro ganhador do Prêmio Nobel da Paz e fundador da Cruz Vermelha) provavelmente entrará em linha em 2020. E enquanto ele pousar na França, ele conectará diretamente a região de North Virginia, no Google. sua região da Bélgica.

A TE SubCom é a contratada do projeto, que será um sistema de quase quatro mil pares de quatro fibras (como mostra a imagem de capa).

Como observa o Google, possuir o cabo significa que pode estabelecer exatamente onde ele precisa para conectar seus data centers – sem ter que levar em conta as necessidades de outros parceiros do consórcio.

Possuir o cabo também significa que o Google detém toda a largura de banda durante a vida útil do cabo (normalmente de 15 a 25 anos).

Sobre o Google

Google LLC é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords – Wikpedia

FONTE