Livro da Biografia do Silvio Santos é lançado.

Oi gente!

Acabei de acabar a biografia do meu grande ídolo: Silvio Santos! Ele está vivinho da “Silva”, mas ele já passou por tantas coisas, que duas autoras resolveram retratar essa história tão bonita: a Marcia Batista e a Anna Medeiros.

O livro se chama Silvio Santos – Biografia – A trajetória do maior comunicador de todos os tempos. Da editora Universo dos Livros.

Bom, como eu pretendo fazer um vídeo para o canal sobre ele, eu não quis esperar tanto,

Silvio Santos

Silvio Santos

pois minha ansiedade quando acabo de ler um livro como esses, me faz correr vir aqui e já compartilhar uns primeiros insights, ainda bem que tenho blog para momentos como esses.

A primeira curiosidade é que o nome dele é Senor Abravanel, mas desde pequeno, foi chamado se Silvio, o Santos veio depois como um nome “artístico”. Nascido de pais estrangeiros no Rio de Janeiro, o menino começou a trabalhar aos 14 anos por necessidade de ajudar em casa e o seu primeiro emprego foi como camelô, como ele aprendeu:

  • Observar a concorrência

Desde que decidiu ser camelô, ele foi para o centro do Rio de Janeiro para observar como os camelôs trabalhavam e em especial um que chamou a atenção do menino, que por dias observou as técnicas e implementou logo depois quando iniciou suas vendas de caneta na hora do almoço do guarda, para não ser pego.

Essa parte acho tão bonita, imagina uma criança por dias observar para aprender. E não é que a vida é assim, estudamos, aprendemos, colocamos em prática. O mais bonito foi a atitude de encontrar o melhor caminho para isso e foi um sucesso!

Vamos pular a parte para o primeiro contato dele da rádio, primeira “plataforma” de mídia (em escala) que ele teve oportunidade de trabalhar. Em uma das únicas vezes que foi pego pelo guarda vendendo coisas, ele chamou a atenção do fiscal, que indicou um amigo que trabalhava na rádio, pois a voz do menino era incrível. Foi aí que tudo começou.

  • As oportunidades não esperam

Assim que o menino recebeu aquele cartão, não demorou muito até correr à rádio e conseguir sua primeira participação na rádio. Se tem uma oportunidade agarre, principalmente quando ela faz sentido na sua vida.

Mais uma vez o Silvio me conquistou, desde pequeno.

Depois de empreender em diversas áreas, vendendo espaço para propagandas em barcas de travessias no Rio de Janeiro, ter seu Show em formato de circo pelas cidades do interior de São Paulo, Silvio não se afastava muito da sua grande paixão que era a rádio. Mas sua carreira deu mesmo um boom, quando ele resolveu assumir o Baú da Felicidade, quando seu amigo Carlos Alberto Nóbrega estava endividado para seguir com esse empreendimento.

  • Assuma riscos que você possa enfrentá-los

Estou pulando diversos acontecimentos do Silvio, mas essa é uma virada de onde o dono do baú é conhecido. No início das operações para que o carnê desse certo, ele resolveu comprar espaço na TV (que já havia sido lançada no Brasil) não para vender mídia externa, mas para usar essas horas para vender seus produtos do Baú. Logo que viu a oportunidade, começou a comercializar mais marcas durante seus domingos nas emissoras por onde passou.

De um pequeno risco, ele voou e muito alto, mudando para sempre os domingos da tv brasileira.

Daí para frente foi crescimento quase que exponencial, foram diversas empresas e empreendimentos, apostas, erros e ainda mais acertos. O DNA dele é de se virar e conseguir ter uma visão mais aguçada que dos demais.

Comprar a concessão para sua própria tv era um passo maior do que podia dar, mas ele soube esperar chegar ao momento certo para convencer o presidente da época, mostrando um plano de auto financiamento (ele não ficaria refém de propagandas externas, o próprio grupo poderia fazer todas as propagandas durante os programas). Essa foi outra jogada de mestre do apresentador, que juntou isso e sua popularidade para conseguir então inaugurar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

  • Planejamento e Momento certo

Percebeu-se que quando ele estava decidido em conseguir a concessão, ele se preparou por muitos anos para colocar tudo em prática. Hoje em dia, como a informação é muito mais rápida, teria sido de forma diferente, mas naquela época era tudo muito incerto, principalmente pelo militarismo e incerteza do futuro da tv (diversas faliram por problemas com a recessão) e foi ainda quando o Color querido, SQN, estava na política e tudo virou o caos, e nosso herói aqui segurou a barra como ninguém.

De forma sutil, as autoras contam poucos deslizes do Silvio, mas se você prestar a atenção, conseguirá entender o que estou falando.

Depois do lançamento do SBT, a história segue como a maioria das pessoas já conhecem: muita garra, investimento em equipamentos, artistas, programação, outras verticais de negócios e claro, conta um tanto sobre a família que teve e construiu.

É uma biografia leve, com muita paixão pelo lado das autoras, mas mostra que sim, qualquer pessoa tem a condição de começar do zero, é algo que eu digo e repito na minha vida, precisamos empoderar ao próximo sobre isso: eu posso e você pode também mudar a história da vida.

Quando eu lançar o vídeo aviso por aqui para vocês!

Beijoca

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores