8 iniciativas em Marketing Digital para startups crescerem

As startups nascem de projetos disruptivos, propondo inovações que prometem mudar a forma como as pessoas e as empresas se relacionam. A meta: em pouco tempo ser um case de sucesso, recebendo aporte financeiro de grandes investidores. A trajetória não é nada fácil e, segundo o Sebrae, 33% das startups não chegam a completar dois anos. Dentre os desafios, está a necessidade de introdução rápida da inovação no mercado e a conquista de uma boa base de clientes.

Diante da missão de lançar e posicionar com eficiência um novo negócio tão promissor, sem dúvida, o Marketing Digital é a estratégia ideal. A ferramenta é uma saída econômica que ajuda startups a crescer, enquanto fornece métricas de desempenho. No entanto, ter um planejamento muito bem estruturado e conhecer algumas iniciativas nessa área, pode fazer com que a startup aproveite mais o potencial do marketing no universo online e, ao mesmo tempo, chamar a atenção de possíveis investidores. Saiba algumas delas:

  • Crie conteúdos relevantes – Se a sua startup já sabe onde quer chegar e com quem quer falar, que tal escrever a respeito do negócio que você domina para quem tem interesse? Certamente, todo o seu conhecimento irá gerar um conteúdo exclusivo e relevante. Este já é o primeiro passo para fazer com que a startup torne-se referência na sua oferta. A iniciativa, chamada de Marketing Digital de Conteúdo, é capaz de quadruplicar o número de visitas no seu site e aumentar as suas oportunidades de negócios (leads).

 

  • Explore diversos formatos de conteúdos – O Marketing Digital de Conteúdo não se resume à criação de blog posts, mesmo que escritos com base em diferentes temas. Existem outras formas de alavancar a visibilidade do conteúdo. Que tal produzir um whitepaper sobre um estudo de caso ou um e-book com um passo a passo de uma competência relacionada ao seu negócio? Vídeos também são uma ótima opção já que, cada vez mais, cresce o número de pessoas apaixonadas por conteúdos audiovisuais. Acredite: diversificar o formato do conteúdo é uma excelente estratégia para atingir mais usuários ou consumidores.

 

  • Fale para a pessoa certa – Quando escrevemos é essencial manter coerência do conteúdo produzido. Mais do que isso, a dica é compartilhar informações relevantes para quem de fato quer ouvi-las, na hora certa. Vale mais saber para quem escrevemos e a qualidade do material gerado, e não a quantidade. Ao criar conteúdo constante para a pessoa certa, você estará construindo uma relação direta com ela e poderá saber quais questões esta pessoa busca, e como a sua startup pode resolvê-las. Conhecendo o seu público-alvo, sua startup pode colocar em prática campanhas segmentadas incríveis de Marketing Digital e, com isso, gerar mais leads no funil de vendas!

 

  • Seu conteúdo nos sites de busca – Além de produzir conteúdo, outro desafio é fazer com que ele seja encontrado pelas pessoas certas na web. Para obter sucesso nisso e estar no topo da lista de conteúdos semelhantes, exibidos na primeira página do Google, a estratégia é investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), tanto para o conteúdo do site quanto para o blog da sua startup. Com o uso repetitivo de palavras-chave ao longo do conteúdo, e que se refiram ao seu negócio, é possível melhorar o posicionamento da sua startup nas buscas orgânicas, aumentando o tráfego para o seu ambiente online, por exemplo.

 

  • Descubra o potencial do Email Marketing – O Email Marketing ainda é uma ferramenta digital tão poderosa, capaz de atrair um número maior de clientes qualificados do que as redes sociais já consagradas – como Facebook e Twitter. Com um e-mail personalizado, você pode estabelecer um canal direto e segmentado da sua startup com o seu público-alvo. Ao fazer uso de ferramentas que monitoram se a pessoa abriu e leu seu email com certa frequência, significa que já está na hora de contatá-la e constatar que ela tem interesse em ouvi-la – com chances de ser tornar um futuro cliente. Antes, porém, é preciso construir um bom mailing com emails válidos. Para isso, ofereça um e-book ou outro material relevante gratuito como maneira de obter novos emails e aumentar a sua base de contatos. Mas esteja atento ao enviar seu Email Marketing (Newsletter): respeite as boas práticas que essa estratégia requer.

 

  • Aumente o engajamento nas redes sociais – Hoje, pessoas de todas as idades possuem pelo menos uma rede social. Com um volume tão grande de usuários interagindo e navegando em plataformas sociais, fica evidente que iniciativas específicas para engajá-los com a sua marca, seus produtos e serviços nesses ambientes não podem deixar de fazer parte do planejamento de Marketing Digital da sua startup. Para definir com qual plataforma irá trabalhar, procure saber onde os usuários ou consumidores que você deseja atrair estão, antes de investir. Lembre-se que o conteúdo que você irá gerar deve ter uma linguagem adequada para a rede social escolhida. Avalie e vá em frente!

 

  • Não canse de testar – Testes A/B não se aplicam apenas na hora de inovar. Nas iniciativas de Marketing Digital, realizar testes também pode fazer toda a diferença para aumentar a visibilidade e o engajamento do conteúdo que você trabalha no online. Desde a mudança de uma cor de página até o tipo de fonte usada para o seu site, blog, e-book ou outro material que venha produzir, aplique testes para certificar qual versão terá mais resultado e, consequentemente, leads para a sua startup. Aplicando experimentações é possível aperfeiçoar processos e conhecer mais sobre as preferências das pessoas, com as quais a sua startup quer interagir.

 

  • Use indicadores de performance – Monitorar indicadores de conversão, engajamento, cliques entre outros recursos, é o que ajudará a guiar o crescimento da sua startup. Com base em dados reais, sua startup pode definir ciclos contínuos de melhorias e tomar decisões de negócios mais assertivas. Com essas medidas, você também reduz custos, otimiza esforços e obtém mais segurança ao lançar futuras campanhas de Marketing Digital.

 

Agora que você já conhece algumas iniciativas de Marketing Digital, que tal colocar a mão na massa? Em pouco tempo sua startup já começará a colher bons resultados, na jornada de conquistar novos mercados. Experimente!

Sobre o Convidado:

Flávio Sales – Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital e com ampla bagagem em cargos executivos em companhias de grande porte, atualmente Flávio Sales está a frente no comando da Agência Web Bizz que atua em Soluções e Estratégias em Marketing Digital focado à empresas.