Dicas para abrir um negócio online

Quer abrir um negócio online, mas não sabe por onde começar?

A perspectiva do ramo de empreendimentos online é bem grande, principalmente aqui no Brasil. E esse fato é um dos principais fatores que atraem tantos empreendedores.

E você, você também já pensou em abrir um negócio online? É verdade, é possível ganhar dinheiro com uma empresa online, mas não se deixe enganar com casos de sucesso; ter um negócio online requer tanto trabalho e dedicação quanto um negócio em um estabelecimento físico.

As razões que levam as pessoas a abrirem um negócio online são diversas, seja pelo alto valor de alugueis voltados ao comercio ou, seja pela facilidade e conforto que essa modalidade proporciona. Fato é que, cada vez mais há pessoas se aventurando pela internet e conseguindo bons resultados financeiros.

Se você tem interesse em entrar nesse território, saiba que será um empreendimento como qualquer outro: requer dedicação, trabalho e esforço. Além disso, dependendo do ramo escolhido, talvez será necessário fazer investimentos para garantir que seu negócio alcance o sucesso esperado por você.

Se você tem vontade de abrir um negócio online e não sabe exatamente por onde começar, ou se você se sente pronto para essa etapa em sua vida e gostaria de dicas, então confira abaixo algumas dicas:

  • Encontre uma área na qual você goste e se identifique

Trabalhar com aquilo que gostamos é a garantia de não enjoar ou querer largar em momentos de dificuldade. Além disso, quando estamos felizes com o que fazemos o nosso trabalho fica fácil e prazeroso.

Portanto, descubra a área que você mais gosta e analise se você realmente quer trabalhar com ela. Por exemplo, se você gosta de cozinhar, analise os prós e contras, e encontre o ramo da área que melhor combine com você e com a sua ideia de negócio.

  • Teste suas ideias e público

Alguns testes serão necessários, e infelizmente eles irão te fazer gastar algum dinheiro. Mas é possível gastar pouco com eles. Por exemplo, para testar se você possui algum cliente para o seu produto, é possível fazer um site básico, e também é possível fazer anúncios simples no Google, que não querem tantos gastos. Aproveitar ofertas também é válido.

  • Saiba exatamente de quanto capital você precisará

Faça uma pesquisa sobre o ramo que você escolher e veja quanto de capital você precisará para abrir o seu negócio. Se você tiver um sócio, certifique-se que ele complemente suas habilidades e que tenha o suficiente para te ajuda a sustentar o negócio por pelo mens um ano. Ter uma boa noção do capital disponível é essencial também, principalmente para ajudar a planejar e desenvolver o primeiro no da empresa.

  • Não se iluda

Como já mencionei anteriormente, não se iluda. Ter uma empresa online requer o mesmo nível (se não mais) de comprometimento, dedicação e esforços. Se você ouviu que empresa X ganhou rios dinheiro logo nos primeiros meses, desconfie.

Desconfie, pois ganhar dinheiro logo no início não é muito fácil, ainda mais no mundo virtual. Mas sim, pode haver exceções. Porém, o bom resultado começa a aparecer quando todos os seus esforços e dedicação estão no caminho certo. Portanto, não se iluda. Esforce-se, se dedique e se comprometa ao seu negócio.

  • Tenha um diferencial competitivo

Evite ser mais uma empresa online que oferece o mesmo que diversas outras lojas online ou físicas. Procure dentro dos seus produtos, dentro da sua empresa um diferencial. Pode ser uma releitura de como o produto é servido/feito, ou pode ser no seu atendimento ou na experiência de compra.

Outra forma de encontrar o seu diferencial é pensar naquilo que você pode oferecer de diferente, naquilo que você procura nesse ramo e que não encontra dentro de suas expectativas.

Mas lembre0se que não existe uma formula pronta, “faça XYZ e terá retorno garantido”, isso não existe no ramo do empreendedorismo. O que irá fazer o seu negócio alavancar é a qualidade do(s) seu(s) produtos, seu atendimento,  o quanto você se esforça e dedica para mante seu negócio na ativa.

Com Informações de: Oficina da Net; Revista Exame.

Sobre a convidada:

Colunista do blog da Wesco, Alice Viana Falson é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.