Oi gente!

A vontade de muitas pessoas na hora que são contratadas é virar chefe (logo, rápido, para ontem)! Era a minha vontade também aos 17 -18 anos quando ainda vendia biquíni e a gerente saiu e não fui promovida. A idade era logicamente um problema e o pouco tempo no ramo… assim, pedi demissão do meu primeiro emprego de carteira assinada, 6 meses depois que comecei a trabalhar.

Logo veio um segundo emprego, um terceiro e finalmente, aos 21 anos, me tornei supervisora de vendas de uma concessionária de carro.

Agora vem as dicas para ser chefe:

  • Supere todas as metas se for uma pessoa de vendas;
  • Não foque em bater ponto para chegar ou sair, foque em entregar seu trabalho antes do prazo e claro, seja curioso sobre o ramo que trabalha;
  • Por favor, não puxe o saco do chefe… ele pode até gostar mas depois que você virar chefe, se virar, os funcionários não vão te respeitar, seja competente e por isso, promovido.
  • Arrisque-se! Sim, na segunda vez que fui promovida, eles não queriam me dar a promoção… eu fui na mesa do diretor e disse: “essa vaga é minha”… mesmo receoso ele me deu o cargo e uma ameaça: se você errar em 3 meses estará demitida e eu aceitei (fiquei 4 anos como Gerente Geral).

A vida de chefe, muito diferente do que muitos pensam, tem mudado muito… pois a opinião os funcionários vem tomando espaço a cada dia e se você não for um líder, pode estar com os dias contados.

Antes de pensar em ser chefe pense: você tem estômago para ouvir um feedback ruim da sua equipe? Você vai ficar com raiva toda vez que alguém não fizer o que você quer? Vai conseguir ser político?

Os lideres são os elos que conectam diversos “interessados”: você precisa cuidar do seu time de forma que eles produzam, precisa entregar para o chefe as demandas e saber quando peitar alguma coisa, deixando clara a sua posição e ter todos os “porquês” respondidos (isso é um bom treinamento para você fazer agora: por que ser chefe?), existe ainda os interesses dos clientes, dos fornecedores e assim vai… você está pronto para ser esse elo!? Por que?

A liderança e gestão você vai aprender na pratica, mas a parte teórica é: se prepare, pois você vai perder várias vezes a vontade de ser chefe, mas vai continuar!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Vendedores