Oi gente!

Hoje aqui no blog, uma startup voltada à educação empreendedora. Desenvolvida no Rio de Janeiro, tivemos a entrevista respondida pelo CEO e fundador, João Pedro de Moura Müller Xaubet. Confiram os detalhes!

O que é a Moxasol e como surgiu a ideia?

É normal hoje encontrar situações em que um bom aluno, com boas notas, não consegue ser chamado para uma entrevista de estágio, e quando é, não consegue ser aprovado devido à falta de experiência e habilidades que os recrutadores esperam. Da mesma maneira que, uma pessoa que pretende empreender, não possui treinamento suficiente e corroboram para a estatística de que a maioria das novas empresas vão a falência em seus primeiros anos de vida. Dados da Endeavor de 2010, mostram que 3 em cada 4 pessoas no Brasil querem empreender, mas apenas 9% se preparam para tal. Esses conhecimentos não são ensinados dentro das salas de aulas de escolas e universidades tradicionais, ficando restrito a pessoas com um poder aquisitivo maior buscar capacitação especializada e informação privilegiada.

A Moxasol surgiu no final de 2015 justamente com esse propósito, diminuir o GAP entre as competências requisitadas pelos recrutadores e para ter segurança em começar seu próprio negócio e as salas de aulas tradicionais, através de conteúdo exclusivo s e selecionados (o que de fato o usuário precisa aprender, sem informação que muitas vezes não será utilizada), mapeamento das competências (identificação do que o usuário precisa desenvolver e não apenas uma vitrine de cursos) e com um custo acessível a todas as classes sociais.

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel!?

Moxasol

Moxasol

Nosso MVP foi um modelo presencial de atividades divididos em cursos, workshops e palestras com o foco de fornecer as competências citadas anteriormente, como por exemplo, conhecimento em softwares, gestão, modelagem de negócios, educação empreendedora e etc.

Ao longo de 2016 realizamos cerca de 30 ações com mais de 300 participantes, além de manter um conteúdo gratuito em nosso site que obteve mais de 16 mil visualizações, em quase todos os estados brasileiros com exceção de Roraima. Nossa perspectiva futura é migrar para o ensino online, mercado em franca expansão e que vem recebendo uma grande aceitação do público mundial.

No início de 2017 lançamos o nosso primeiro curso online, e pretendemos ao longo do ano lançar mais 5 cursos, consolidando a Moxasol como uma opção de qualidade e fácil acesso a conteúdo, ganhando escala em todo o Brasil. Procuramos parceiros que nos ajudem com criação de autoridade e marketing, na produção de conteúdo de qualidade e na criação de nossa futura plataforma de conteúdo própria.

Como enxerga sua plataforma em 02 anos!?

Enxergo como uma plataforma totalmente online com conteúdos de qualidade e acessível para todo o Brasil. Onde o usuário vai de fato aprender o que precisa e descobrir de fato o que precisa, através do nosso mapeamento de competências, ajudando na jornada de compra e aprendizado do usuário.

Qual o modelo de negócios da startup?

Venda de cursos presenciais e online, além de publicidade no blog e youtube. Futuramente pensamos em modelos de assinatura freemium.

Por que escolheu o mercado que estão inseridos!?

Sempre fomos muito envolvidos com educação e principalmente educação empreendedora. Acreditamos que os empreendedores, não só donos de empresa, mas também os empreendedores como estilo de vida, saindo da zona de conforto e buscando soluções inovadores na sua própria vida, serão responsáveis pela transformação da sociedade. E enxergamos que as Universidades e escola não fornecem esse tipo de conteúdo.

Temos no Brasil hoje um mercado de mais de 10 milhões de universitários, 7 milhões de microempreendedores e 2 milhões de jovens aprendizes, uma fatia hoje pouco explorada e com grande potencial, visto que chegam nas empresas sem o preparo necessário que as mesmas esperam.

Qual o diferencial competitivo da Moxasol?

Nosso diferencial será o mapeamento de competências, onde a própria plataforma irá identificar que tipo de conteúdo o usuário necessita, e não deixar ele confuso e buscando conteúdo que talvez ele não precise. E os nosso conteúdos serão objetivos e com o que de fato é necessário aprender, sem exagero de carga horária ou assuntos sem aplicação.

Apresenta o time!

João Pedro Xaubet – Graduando em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, sempre foi engajado no movimento empreendedor universitário, sendo Diretor Comercial da Empresa Júnior de Engenharia da UERJ, Coordenador de Eventos da Federação de Empresas Juniores do Rio de Janeiro, Gerente de Projetos e Promotor do Conhecimento na Confederação Brasileira de Empresas Juniores, sendo o primeiro membro da Empresa Júnior de Engenharia da UERJ a ingressar na Confederação Brasileira. Passou por empresas como Carvalho Hosken, PDG Realty, Odebrecht Infraestrutura, Odebrecht Realizações Imobiliárias e APSIS Consultoria Empresarial. Atualmente continua engajado no movimento em prol da educação e educação empreendedora, sendo um dos responsáveis pelo MOVE – Movimento Empreendedor Universitário, Embaixador do Estado do Rio de Janeiro no Movimento Mapa Educação. Também é Certified ScrumMaster (CSM) pela ScrumAlliance em Gerenciamento de projetos ágeis. O João possui habilidades em gerenciamento de projetos, liderança de equipes, modelagem de negócios e etc.

Jennifer Montenegro – Graduanda em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, também sempre engajada no movimento empreendedor universitário, sendo Diretora Comercial da Empresa Júnior de Engenharia da UERJ no ano de 2012 e atualmente como Conselheira Consultiva. No mercado de trabalho, ingressou na Marte Engenharia, onde é responsável pela Área Comercial e Auditora interna nos sistemas ISO9001, ISO14001 e OHSAS18001. A Jennifer possui habilidades comerciais, atendimento ao cliente, gestão, negociação, liderança, planejamento de projetos, orçamentos e licitações.

Por que decidiu empreender?

Através do empreendedorismo posso impactar a vida das pessoas, colaborando para a criação de um futuro melhor.

URLhttp://moxasol.com.br/

Fanpagehttps://www.facebook.com/moxasoledu/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores