Oi gente!

Hoje aqui no blog, uma startup focada em doações! A plataforma está dividida entre Rio de Janeiro e São Paulo e a Elisa Mansur, co-fundadora da plataforma respondeu nossa entrevista, confiram!

O que é a doebem e como surgiu a ideia!?

No Brasil, há três principais motivos que impedem as pessoas de doarem (IDIS, 2015): falta de recursos, falta de confiança nas organizações sem fins lucrativos e más experiências com doação. Além disso, de acordo com o World Giving Index, o Brasil é o 59o colocado em termos de doação no mundo. Nós acreditamos em uma realidade diferente: um Brasil mais solidário e generoso. Por isso, criamos a doebem com o objetivo de fazer a ponte entre doadores, sejam eles indivíduos ou empresas, e organizações eficientes, selecionadas com base em critérios rigorosos de gestão, transparência e impacto.

A doebem alia o pensamento científico com impacto social na eliminação da extrema pobreza no Brasil e na promoção de uma cultura de doação eficiente ao direcionar recursos para onde eles farão a maior diferença no nosso país.

doebem

doebem

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel!?

O nosso primeiro passo para tirar a ideia do papel foi iniciar a nossa atuação nas redes sociais. Assim, já começamos a criar uma cultura de doação e a juntar pessoas interessadas no assunto antes mesmo de lançar oficialmente o nosso produto. Como diz Guy Kawasaki, “se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, é porque você lançou tarde demais!”.

Como enxerga a empresa em 02 anos!?

A doebem quer reinventar a forma como doamos e ajudamos ao promover maior confiança, transparência e eficiência ao processo de doação. Em dois anos, a doebem terá uma base de doadores recorrentes e estará direcionando milhares de reais para intervenções eficientes no Brasil. Além disso, estamos estudando e fazendo testes iniciais da aplicação da tecnologia do blockchain – uma rede distribuída, rastreável e segura de transações – no processo de doação.

Qual o modelo de negócios da plataforma?

A doebem não cobra nenhuma taxa obrigatória sobre a doação realizada. Acreditamos que o valor doado deve ser direcionado de forma integral para a organização escolhida. Entretanto, a doebem sugere uma doação adicional de 10% para a sua operação no modelo “opt-out”. Assim, se você decidir doar R$ 10 para uma determinada organização, terá a opção de acrescentar 10% do valor para a doebem, totalizando R$ 11.

Qual o diferencial competitivo da startup?

O principal diferencial da doebem é a pesquisa, análise e seleção de organizações sérias e profissionais em termos de gestão e transparência, mas que também atuam com intervenções que possuem estudos científicos comprovando a sua eficácia. Nossa metodologia de análise e capacidade de pesquisa nos diferencia no mercado.

Por que decidiu empreender?!

Acredito muito no poder do indivíduo como agente de mudança na sociedade e cada vez temos mais ferramentas à nossa disposição para fazer isso acontecer. Decidi empreender, principalmente com impacto social, porque acredito que é responsabilidade de cada um de nós fazer parte da mudança que desejamos para o Brasil.

URLhttp://www.doebem.org.br/

Fanpagehttps://www.facebook.com/plataformadoebem/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/company-beta/16220818/

Twitterhttps://twitter.com/doebem

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores