Como Usar a Comunicação Para Melhorar a Sua Empresa

Muitas pessoas falam que uma empresa ou um micro empreendedor precisa ter conhecimento acerca da gestão financeira, de como administrar o seu negócio e fazer bons investimentos. É muito comum encontrarmos pela internet postagens que nos auxiliem de maneira generosa a pensar seriamente nesses itens para a melhora do nosso negócio.

No entanto, essas pessoas esquecem que a comunicação também é uma habilidade fundamental para este tipo de profissional, uma vez que ele pode obter uma série de vantagens caso tenha a habilidade de comunicar-se.

E com esse pensamento, resolvemos elaborar um post com as melhores dicas para melhorar as habilidades de comunicação de sua empresa. Confira!

A comunicação é uma importante habilidade em qualquer momento de sua vida e poderá ser o ponto chave entre um profissional comum se destacar dentre a concorrência. Quando aplicamos esse conceito a nossa empresa, poderemos notar que a comunicação pode ajudar no gerenciamento de projetos com o intuito de melhorar a produtividade e a sincronia entre os diferentes colaboradores que podem ou não exercer funções diferenciadas, melhorando o clima da organização. Portanto, as pessoas que sabem se comunicar podem ter inúmeros benefícios em seu negócio, auxiliando no atendimento de cliente e permitindo uma conversa mais fluida com os colaboradores.

  • Seja um bom ouvinte

Saber como se comunicar implica em saber ouvir. Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda no melhor entendimento de outras pessoas, permitindo nos colocarmos uma no lugar da outra e constituir relacionamentos. Além do mais, isso transmite a impressão de respeito, por conta disso aproveite as oportunidades que você ouvir e preste atenção ao respondê-las.

  • Não interrompa ou fale junto com seu interlocutor

Interromper o interlocutor ou falar ao mesmo tempo em que ele representa uma imensa falta de respeito. É obvio que isso pode ocorrer uma vez ou outra, mas sempre que possível, evite esse tipo de situação. Nesse sentido é importante destacar que quando falamos junto com outra pessoa, estamos caracterizando que não importa o que ele está dizendo, porque o temos a dizer é muito mais relevante.

  • Use do discurso de seu interlocutor para fazer paráfrases

Quando usada em excesso em uma conversa, a paráfrase pode ser muito entediante. Mas dependendo da conversa ela pode ser muito útil, por exemplo, em uma conversa você precisa ter total certeza do que o seu interlocutor está dizendo, confirmar estas ideias com uma paráfrase é uma ótima ideia. Além do mais, esse recurso demonstrar que você está prestando toda a atenção.

  • Ouça ativamente

Existe a escuta ativa e a escuta passiva. A passiva ocorre quando você conversa com alguém, mas somente está escutando, isto é, não a responde. Já a escuta ativa implica em responder o outro se baseado naquilo que ele está dizendo Como você deve ter notado, ouvir de forma ativa transmite a ideia de respeito e ainda ajuda a formar um relacionamento.

  • Faça contato visual

Muitas pessoas acabam nem notando, mas elas têm a mania de ficar olhando para baixo ou para os lados quando conversa com outras pessoas. Mas isso, além de exprimir uma baixa linguagem corporal, demonstra também falta de confiança ou até mesmo o ato de está mentindo. Por conta disso, ao se comunicar, não hesite em fazer contato visual passando a ideia de que está muito focado e atento na conversa.

  • Tenha uma finalidade para a conversa

Você precisa ter uma conversa que seja muito interessante, mas sempre focada e direta naquilo que você realmente quer Mas tenha cuidado para não assustar ao ser direto demais. Deixe claro o que pretende fazer, mas tente expressar isso de maneira educada e pacificamente.

Tente incluir o interlocutor nas soluções, com isso, é importante mostrar que está atento às conversas respondendo o seu interlocutor e incluí-lo nas soluções. Por exemplo, ao invés de dizer que você quer fazer determinada coisa, diga “nós”, isto é, que vocês farão isso juntos. Essa atitude ajuda a incentivar a pessoa a se comprometer. No entanto, quando for elogiar, não use “nós”, use somente a pessoa.

Sempre tenha respeito por si e pelo outro todas as situações, essa é uma condição importante, mas quando for conversado um assunto mais delicado, deve fazer uso de todo respeito que puder.

  • Utilize um sistema de gestão

Um sistema otimiza a sua comunicação tanto com o cliente quanto com o fornecedor.

A questão é que a funcionalidade Webdesk encontrada em alguns softwares empresariais permite uma comunicação diferenciada com o consumidor. Tal ganha uma área própria dentro do sistema e ele pode enviar dúvidas, aprovar o orçamento e concretizar vendas no espaço proporcionado pelo webdesk e personalizado com a logo da sua empresa. Dessa forma, o seu serviço fica mais profissional e a comunicação muito mais rápida.

Além disso, é possível realizar cotações online permitindo que você visualize vários orçamentos dos fornecedores e escolha rapidamente e sem dúvidas o melhor para a sua empresa.

É válido ressaltar que esse tipo de sistema ERP online oferece muito mais para a sua empresa. Ele é usado para organizar os dados de seus clientes, qualificar o fluxo de informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade. Dessa forma, oferece funcionalidades como controle de estoque, controle financeiro, controle de vendas, emissão de notas e muito mais!

Sobre o Convidado:

Faça a gestão de sua empresa ficar muito mais simples, rápida e eficiente. Com o GestãoClick você ganha tempo para focar no seu negócio.