Oi gente!

Muitas pessoas vivem em busca dos grandes segredos dos seguimentos que atuam… Como eu trabalho com vendas desde os meus 14 anos, resolvi contar um pouco dos maiores segredos aprendidos desde então. Vamos lá!? (Esses tópicos servem para clientes B2B ou B2c).

  • Confie, passe confiança e seja confiante

De tudo que você vai ver no mundo, muita gente pode não escrever sobre confiança, mas no memento que você lê ou vê, você confia… então deveria ser algo mais “explícito”… mas não… a confiança é algo que temos pelos outros e muitas vezes não temos por nós mesmos. As causas são diversas, como: falta de confiança no produto ou serviço que vende, falta de confiança em sua capacidade, dia ruim etc. Mude tudo se esses pontos são os seus pontos fracos, isso não pode acontecer.

O processo de confiança acontece de diversas formas, mas vou falar da principal:

Sobre o produto / serviço

Disso que você vende, o que ele tem de mais incrível!? Faça uma lista das coisas boas e ruins e treine cada item, tanto para ter as respostas na hora da divergência do produto, como para ter em sua mente, tudo que te inspira do que precisa ser vendido.

Sobre você

Na parte pessoal, é bem parecido com o anterior, mas não vamos focar nos pontos fracos… pense em uma sequência de qualidades que poderão ser utilizadas em diferentes tipos de compradores. Treine a postura, a simpatia e o “não”antes de sair de casa. Vender não é aceitar tudo, vender é encontrar um  meio termo entre a sua necessidade e a do seu cliente.

  • Preço e Valor

Esse tópico também é bem discutido por aí… mas se você não consegue desenhar o valor do seu produto (não estou falando em termos financeiros), busque pessoas que façam isso para você… um primeiro cliente ou clientes antigos e fiéis… veja se o que você vende tem algo agregado que talvez você não tenha percebido.

O preço é o quanto você vai cobrar pelo valor que o seu produto agregou ou gerou. Isso você vende. Lembra da lista que fizemos no tópico acima!? Junte seus pontos fortes e os percebidos pelos os outros e terá muito no que trabalhar na hora de vender seu produto.

  • Demanda x Entrega

Tenha mais demanda do que você pode entregar! As pessoas gostam de ter algo um pouco mais difícil de poder ter. Calma, não é para ficar deixando o cliente esperar a toa, mas saiba usar ao seu favor os prazos… sair correndo para entregar tudo, pode não te dar tempo de fazer as coisas direito. Se alguém quer muito algo, ela vai esperar! Se ela quer ainda mais, ela pode pagar mais por isso. Se conseguir fechar todo o processo e entregar uns dias antes, imagina o quanto feliz esse cliente ficará com você.

  • Tenha palavra

Não existe nada pior do que um vendedor(a) sem palavra ou que vive inventando histórias… se seu perfil é esse vire escritor e pare de vender. É preciso ter palavra para manter um acordo ou até mesmo para quebrar alguma promessa… é preciso ter muito jogo de cintura e acima de tudo, resolver os problemas. Problemas surgirão, mas ninguém vai lembrar de você pelo desconto que você conseguiu ou o quão rápido você entregou a solução… porque se aparecer um problema no caminho (e vai acontecer), você será lembrad@ em como conduziu isso… sendo bem fiel ao que prometeu e claro, deixando que as coisas se ajustem de forma ainda, que seja boa para ambas as partes.

O grande segredo no mundo das vendas é você ser autêntico, rápido e criativo. Nada adianta mil técnicas se na hora “h” você não vai saber resolver os problemas… é preciso ter muito jogo de cintura dentro dessa cadeia que é vender, ter cliente, ter chefe, ter funcionário(a), ter fornecedor etc! Conte comigo para trocar umas ideias por aqui!

Bons negócios!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores