Oi gente!

Na semana passada tive a super honra de palestrar na Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais! Ufa! Como em outras filiais, eles tem uma aceleradora, fomentando assim a inovação tecnológica através das startups da região. Eu fui convidada para falar do que eu mais gosto: vendas, com a minha palestra SalesThinking.

Sempre que vou me apresentar, faço um pequeno briefing do público, pois eu gosto de me comunicar bem com os que me assistem, ainda mais, sempre que começo a falar, escuto algumas pessoas com as maiores dificuldades em vendas…

Talita Lombardi

Talita Lombardi, Foto: Deyse Nogueira

e é sempre muito parecido:

  • 1 – Como convencer uma empresa tradicional a usar uma startup e não um fornecedor tradicional?
  • 2 – Como fechar um negócio?
  • 3 – Como chamar a atenção dos “decisores”quanto à minha tecnologia?
  • 4 – Como fazer um follow up eficiente?

Não me lembro de tudo, mas vejo empreendedores mais afiados… antes os problemas eram: como começar a vender? ou mesmo a pessoa estava preocupada com o pitch de vendas e agora meus amigos, a galera está querendo faturar e isso, me deixa muito feliz! Confesso que foi um grande desafio algumas das perguntas, mas isso me ajudou a pensar mais profundamente na minha especialidade, que é vender.

Então, vou sugerir algumas respostas aqui que compartilhamos por lá, dessas dúvidas iniciais.

  • 1 – Como convencer uma empresa tradicional a usar uma startup e não um fornecedor tradicional?

Usando cases de inovação de uma maneira geral, não necessariamente que o case seja da sua empresa. E claro, sempre deixar claro que as empresas que não inovam ou usam novas tecnologias, tem uma grande tendência de perderem mercado e acabarem fechando suas portas. Então, ao invés de deixar o fornecedor tradicional, você pode sugerir um teste em algumas funcionalidades da sua empresa. O ponto alto foi quando eu disse: “se você usar hoje meu sistema/tecnologia/startup você vai pagar x e se demorar muito, vai pagar o dobro, pois eu vou crescer e você vai precisar de mim”. Não pode ser arrogante, mas seguro na hora de dar uma resposta como essas.

  • 2 – Como fechar um negócio?

Essa pergunta é a continuidade da anterior. Fechar negócio depende de timing da empresa e de falar com a pessoa certa. Às vezes, gastamos muita energia prospectando mil pessoas, mas comece pelo seu network e use isso ao seu favor… Assim, terá maior chance de fechar negócios.

  • 3 – Como chamar a atenção dos “decisores”quanto à minha tecnologia?

Sem muito blá blá blá, a maneira de chamar a atenção é sendo objetivo: quem você é e como você pode ajudar a outra empresa a economizar, organizar processos, inovar etc. (Ah, esqueci de dizer que só focamos em B2B nesse encontro). Quando você prospecta empresas via internet, sugiro meu vídeo de “Como escrever um e-mail de prospecção?“.

  • 4 – Como fazer um follow up eficiente?

Esse tópico discutimos tanto lá, que acabei decidindo gravar um vídeo só com dicas de follow up. Mas basicamente é você usar seu tempo que iria ficar ligando para o mesmo cliente que está te “ignorando” para a geração de mais leads qualificados.

Claro que discutimos muitos tópicos, mas esse texto ficaria enorme se eu comentasse tudo! Para saber mais do meu dia em Belo Horizonte, gravei um vlog por lá bem legal, onde visitei escritórios e mostro o comecinho da minha palestra:  “Vistando a Sympla, a Méliuz e Palestra para a FIEMG-Lab“.

É isso gente! Muito cansativo, mas um dia muito produtivo!

Até o próximo evento, acompanhem na minha agenda.

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores