Marketing Digital: O dilema da qualidade versus preço na criação de sites e lojas virtuais

Hoje em dia não dá mais para evitar, seja um negócio pequeno ou uma empresa de médio porte, todo empreendimento precisa garantir presença na Internet.

Site, Blog ou Loja Virtual: uma solução para cada necessidade

Dependendo do tipo de negócio ou a fase de um empreendimento, ter uma loja virtual pode não fazer sentido.

Por outro lado, ter um site é quase um certificado de existência. Você já reparou que quando falamos sobre algum restaurante, loja ou qualquer negócio, as pessoas já vão procurando o site ou os perfis nas redes sociais? Já percebeu que muitas vezes as pessoas inconscientemente já buscam uma receita ou um review de algum produto em blogs especializados?

Além disso, hoje os blogs servem como uma rica fonte de informações sobre o negócio, o nicho de atuação das empresas e as ajuda a criar autoridade. A escrita menos formal, a comunicação 1:1 (um para um), os estilos de conversação criam uma relação forte com o leitor. Empresas pequenas também precisam dessa proximidade com o consumidor.

Empresas pequenas precisam de flexibilidade no atendimento

Até o final dos anos 90,criação de sites era exclusividade das grandes empresas, criar loja virtual então era artigo de luxo, com o passar do tempo os preços de hospedagem e de desenvolvimento foram caindo e toda pequena e média empresa passou a ter um site.

O problema é que, atualmente, a maioria das agências de marketing e empresas de desenvolvimento de websitesparecem ainda não ter compreendido que não podem continuar oferecendo serviços no mesmo formato de sempre para o pequeno negócio, que só agora está tendo acesso à possibilidade de investir em marketing digital.  

Essa falta de atualização acaba dificultando o investimento e deixando as pequenas contas dos pequenos negócios relegadas à projetos rápidos que, muitas vezes, não entregam muito valor além de um website bonito (que nem sempre é atualizado).

Agências menores e franquias digitais

Se as grandes agências não entenderam o cenário, os profissionais mais novos e as pequenas conseguiram perceber que poderiam atender muitos clientes pequenos com serviços de marketing digital.

Hoje, é fácil encontrar agências especializadas em marketing para pequenas e média empresas. Essas empresas possuem budgets menores, mas muitas possibilidades de crescimento e disposição para traçar estratégias ousadas de marketing digital, incluindo investimentos em links patrocinados, criação e gestão de conteúdo e redes sociais, e também otimização de sites com SEO.

O problema é que, nem sempre, essas agências possuem padrão de qualidade, consistência ou presença fora das grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

A boa notícia é que existem franquias de agências de marketing digital e serviços de desenvolvimento de website que atendem o Brasil todo, indo muito além dos grandes centros.

Em uma pesquisa rápida encontramos agências em mais de 80 cidades, algumas já atendem até outros países como Estados Unidos, Itália e Japão.

Da criação do site ao conteúdo com preços competitivos e atendimento personalizado

As agências e franquias de marketing digital, diferentemente das tradicionais agências de marketing (que se interessam apenas por grandes contas), entregam exatamente o que as empresas de pequeno e médio porte precisam:

  • Preços acessíveis: como possuem estrutura mais enxuta conseguem ser mais flexíveis em relação aos preços
  • Atendimento com atenção: mesmo quando o atendimento é totalmente virtual nas agências menores, franquias ou empresas especializadas em marketing digital os redatores e desenvolvedores te chamam pelo nome.

Além disso, são muito mais ágeis no atendimento e solução de problemas porque são empresas pouco burocráticas

  • Planejamento e ROI: este tipo de empresa está acostumada a valorizar o investimento e sempre procura dar retorno verdadeiro (principalmente em termos de aumento de venda e visibilidade).

Esta é a única forma de justificarem para quem tem pouco recurso que o investimento está valendo a pena.

As franquias e agências especializadas em pequenas e médias empresas tem know-howno planejamento e gestão de campanhas digitais low budget e sabem quando parar um anúncio e mudar a estratégia de investimento nas diferentes mídias/redes sociais

Além disso elas sabem quando é necessário criar um site ou fazer uma loja virtual, afinal de contas precisa ser um investimento e não apenas um custo

  • Criação de conteúdo: as agências mais modernas possuem enormes redes de contatos que incluem especialistas freelancers para quase todos os segmentos de conteúdo.

Este modelo de parceria com criadores de conteúdo permite que elas ofereçam qualidade com excelente custo e ótimos benefícios, para empresas de pequeno porte

Um exemplo interessante de modelo de negócio criado para atender especificamente pequenas e médias empresas é o criado pelas Franquias que são sucesso, que evoluiu de empresa desenvolvedora de sites e lojas virtuais para uma franquia que atende o Brasil inteiro e é considerada um dos melhores negócios de franchising do Brasil.

Isso porque ela desenvolveu um programa para criar sitepróprio e exclusivo, inclusive ela conta com um modelo interessante de parcerias com alunos de design que queiram usar gratuitamente sua ferramenta.

Vale a pena investir em Marketing Digital

Essa é a opinião de qualquer empresário que já investiu e obteve retorno, o que é muito comum.

Os preços acessíveis e a flexibilidade das ferramentas de campanhas digitais de marketing permitem que as empresas invistam pequenas quantias para testar cada canal ou rede social. Se não dá retorno, basta investir em outro e depois comparar os resultados!

Sobre o convidado

Franquias Liguesite, juntos conectamos pessoas ao seu negócio por meio da Internet!