Oi gente!

Hoje aqui no blog, uma startup de Recife focada em ajudar novos empreendedores na hora de tirarem a ideia do papel através de análises de riscos do negócio. Quem respondeu nossa entrevista foi o CEO da empresa Fábio Martins Aurélio, confiram os detalhes da empresa!

O que é a Kranium e como surgiu a ideia?

A startup surgiu da minha experiência como empreendedor, consultor e mentor, faço isso desde meus 17 anos e hoje tenho 43, é uma longa história de altos e baixos, de acabar casamento e tudo mais, até que em 2008 me mudei de São Paulo para Recife. Recomecei do zero jurando nunca mais empreender, até que quando menos percebi estava prestando consultoria pelo Sebrae PE.

Percebi uma enorme demanda de empreendedores crescendo cada vez mais, ainda mais por conta da crise e o formato de consultorias e preços não estavam resolvendo os problemas desses empreendedores. Então dei uma paradinha nas consultorias em 2015 e criei uma metodologia baseada em minha experiência, conhecimento e vivência. Dessa forma, hoje conseguimos oferecer uma solução para quem quer empreender seus dons e talentos por meio de uma jornada de

Kranium

Kranium

empreendedorismo, onde conseguimos escalar e fazer tudo isso de forma personalizada e online, com técnicas de gamificação e criação do Reality Game, onde o empreendedor é o personagem principal e conta com a colaboração de orientadores e mentores que juntos precisam dominar quatro habilidades, que são divididas em fases, liberadas a cada missão concluída.

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel!?

Primeiro, em 2015, criei uma cartilha, testei com 20 empreendedores, deu certo, em 2016, criei um MVP usando 5 sistemas comuns Whatsapp, Google forms, CRM Zoho, Gmail e Asaas, aí foram mais 30 empreendedores espalhados pelo Brasil que usaram o sistema e hoje estão com seus negócios rodando. Aí gamificamos o processo e criamos o aplicativo que já conseguiu substituir uma boa parte desses sistemas que falei e hoje estamos com quase tudo pronto pra atingir 600 empreendedores até o final desse ano.

Qual o momento da startup?

Hoje estamos no terceiro momento do negócio, conseguimos um investidor anjo que conseguiu nos dar fôlego para montar uma equipe, mas num giro muito apertado de 4 meses, mas com isso, já conseguimos um local para trabalhar, o desenvolvimento do MVP em formato de aplicativo pra Android e IOS, o redesign da marca e a criação do novo site, que logo mais fica pronto. Só que nosso prazo acabou faltando bem pouco e agora estamos naquela situação do oxigênio acabando na nave espacial que está prestes a se chocar com um meteoro, mas sei que algo bom ainda vai acontecer.

Como enxerga a startup em 02 anos?

O potencial é muito grande, estamos no século do empreendedorismo e começamos e pensamos o negócio com base nos públicos X, Y, Z… usamos a gamificação e um formato simples, agradável e motivante, onde o engajamento é natural. Uma equipe com 6 pessoas conseguirá atender quase dois mil empreendedores e de qualquer lugar de onde se tenha sinal de internet, um computador ou celular. Em dois anos teremos pelo menos 50 equipes num sistema de microfranquia, totalmente escalável e com parceiras muito estratégicas.

Qual o modelo de negócios da empresa?

Uma base sólida com 5 pessoas na equipe principal, ofereci sociedade para essas pessoas que passaram por um processo entre dois anos e seis meses, muitos passaram e seguiram adiante. O modelo é o da microfranquia para quem vai se tornar orientador, com um plano de crescimento bem interessante. O empreendedor passa por uma análise de risco, criada por nós e com base em minha experiência em empresas de investimento e seguros de análise de risco. Essa nota vai direcionar o negócio entre 3 tipos de situações, sendo que o carro chefe é a jornada de empreendedorismo. Para ter acesso ao aplicativo e todo sistema, com acompanhamento, orientação e mentoria, nessa jornada, o empreendedor vai pagar uma mensalidade, onde nossa estratégia é que o próprio negócio gere os recursos para pagar sua participação a partir do terceiro mês. Assim criamos um network muito forte, onde todos colaboram para isso. Um exemplo disso é a Kama de Gato – CatSitter, ela era advogada e não gostava do que fazia, identificamos a forte ligação com gatos e hoje é referência em Recife, vale a pena conhecer esse case.

Por que escolheu o mercado de empreendedorismo?

Primeiro porque eu amo empreender, faço isso desde que essa palavra nem era conhecida, meu pai queria me internar por achar que um filho de operário não poderia ser empresário. Segundo por que, de verdade, eu acredito no poder transformador do empreendedorismo, principalmente o de atitude, aquele que mostra o quanto é difícil, que não fala em milagres, que entende que amar o que faz é importante, mas que vai muito além disso, que realmente quebra as correntes e liberta para a realização de algo prazeroso, rentável e sustentável, sem promessas do tipo você vai ficar milionário, mas com abertura para a realização pessoal e profissional. O que vier depois disso é consequência.

Vocês possuem muitos concorrentes? Qual o diferencial competitivo da empresa?

Sim, está cheio de gente oferecendo produtos e serviços oferecendo coisas boas e coisas ruins, tem gente séria e gente não séria em todas as áreas, por isso, quem é bom de verdade, eu tento trazer pra perto e criar parcerias, não temos e nunca ninguém vai ter condições de abraçar o mundo. Então nosso diferencial é estar de braços abertos ajudando quem quer empreender, seja no concorrente ou com a gente, essa é nossa missão.

Apresenta o time!

Dourado, o anjo investidor (CFO) Pablo, o cara da inovação (CTIO) Karol, a menina do conhecimento (CKO) Renata, a que faz chover no sertão (COO)

URLhttps://www.kranium.com.br/

Fanpagehttps://www.facebook.com/KraniumBR/

Instagramhttps://www.instagram.com/kraniumbr/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/company-beta/5284320/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores