Dívidas Tributárias e o risco para a sua startup

Não é raro encontrarmos empresas no Brasil que não possuem dívidas tributárias afinal a alta carga tributária tem um fator extremamente relevante nesse caso. Uma coisa que muitos empreendedores não sabem são as oportunidades para quitar a mesma.

Lembrando que possuir dívidas tributárias na sua empresa é um fator que pode travar significativamente a sua operação afinal você não quer deixar de receber investimentos pois a sua empresa tem dívidas com o fisco.

Recentemente a receita federal instituiu um novo refis agora chamado de programa especial de regularização tributária. Um ponto extremamente relevante é que os descontos podem chegar a 90% e 50%.

Abaixo temos um quadro comparativo dos 2 últimos parcelamentos tributários feitos pelo fisco.

 

Resolver Dívida Fiscal

Parcelamento de Dívidas Fiscais

Uma desvantagem do parcelamento é em relação ao pedágio afinal o mesmo pode inviabilizar e bastante a sua empresa, como o parcelamento só é efetivado após o pagamento da primeira parcela não pagar a mesma é um verdadeiro tiro no pé.

Recomendamos que antes de pensar em resolver as pendências tributárias da sua empresa, analise se a sua empresa deve mesmo tais impostos, afinal o fisco sempre costuma cobrar independente da constitucionalidade ou não do mesmo, observamos isso no recente caso da exclusão do ICMS da base de cálculo do pis e da COFINS.

Qual o benefício da regularização tributária?

São vários. Um dos principais casos é a permanência no simples nacional pois para permanecer nesse regime tributário a empresa não deve possuir dívidas com impostos em aberto, outro benefício é a participação de licitações pois empresas com débitos fiscais ficam impossibilitadas de participar por não possuírem uma certidão negativa dos seus débitos.

Ainda falando em benefícios a regularização tributária tem um grande impacto na concessão de crédito afinal se a sua empresa estiver no CADIN o crédito não vai ser liberado.

Como observamos aproveite todas as oportunidades para regularizar a situação da sua empresa, atualmente temos benefícios que facilitam e muito a vida do empreendedor.

leandro markus

Leandro Markus

Sobre nosso convidado

Leandro Markus: 25 anos, empreendedor, diretor da MG Soluções contábeis, consultor tributário com experiência nos seguintes players: Walmart, Lojas Americanas, Neoenergia, Petrobras, Águas do Brasil entre outras. Apaixonado por contabilidade para startups e tecnologia.