Oi gente!

Participei do sétimo Fora da Caixa em Jundiaí na semana passada e foi praticamente meu último evento de Junho. Ainda estou um pouco limitada por questão de saúde, mas quero compartilhar um pouco dos detalhes e a parte mais relevante que aprendi e claro, o que acho de mais legal para falar para vocês!

Em primeiro lugar o evento foi organizado como eu gosto: separando as pessoas por turmas que não se conhecem. Acho que isso é bem fundamental: quando você for à um evento, tente não ficar com seus amigos, isso você faz

Talita Palestrando

Talita Palestrando

normalmente, mas quando se quer fazer negócios com pessoas novas, é preciso observar para entender onde podem acontecer parcerias, pois esse foi o ponto que mais falei na palestra: faça parcerias estratégicas. O tema que abordei foi o Empoderamento em Vendas, mas foquei bastante nos detalhes de uma operação como essas.

Quando se fala em marcas de uma forma geral, temos uma grande facilidade em falar da marca dos outros e pela primeira vez, as pessoas falaram o nome das próprias empresas ao invés de falar marcas usuais… porém, sabemos que isso na prática é ainda um pouco mais complexo. Diante de mais de 160 empreendedores, empresários, intraempreendedores e curiosos, comecei a jogar minha visão sobre vendas. Confesso que estava com a respiração um pouco alterada e bebi muita água, é muito diferente palestrar com limitações de saúde, mas não me deixei abater por isso, só parava um pouco e tentava me recompor.

Dentro do público, descobri que os negócios eram mais offline, porém, muitas pessoas já acreditam no B2B, assim como eu, então foi mais tranquilo conduzir meus pensamentos. Vou aqui frisar o importante em uma parceria

Talita Lombardi e Zé Ricardo

Talita Lombardi e Zé Ricardo

estratégica, se é isso que você está buscando… Vamos lá!? Tenho um listinha para você:

  • Quem poderia ser seu parceiro para crescer suas vendas ou sua visibilidade?
  • Esse parceiro é muito maior que você? – Nesse caso o ideal é que ele tenha quase o mesmo tamanho que sua empresa, mas que ele possa entregar algo que você não tenha;
  • O que você pode oferecer? Sim, esse é o ponto mais importante do que você quer pedir… porque pedir todo mundo pede, o tempo todo, sem entender que se trata de uma parceria;
  • Descubra quem pode te ajudar, quem seria essa pessoa ou decisor que vai comprar sua ideia de parceria;
  • Se não tiver exemplo seu, use de outra empresa, mesmo que concorrente. Isso não é um problema, na verdade, uma forma de dimensionar onde você pretende chegar;
  • Depois de tudo isso, você pode pedir… mas sempre, antes de pedir, ofereça.

Quando vamos à um evento grande como esse, você pode ter dois objetivos:

  • Quero conhecer todo mundo do evento

Ok isso pode, mas o que você faz depois de conhecer tantas pessoas em uma noite só!? E tendo mais todas as outras pessoas com esse objetivo, o que te fará de diferente que essas outras pessoas lembrarão de você no outro dia!?

  • Quero sair de lá com negócio fechado

Então, nesse caso, foque em no máximo 03 pessoas. Sim, parece um pouco “agressivo” ou “desleixado” deixar todas as outras pessoas para lá, mas se o seu caso é conseguir parcerias para ontem, foquem no que pode dar certo… ali mesmo, na hora da conversa e isso, não pode ser feito em poucos minutos, é preciso ouvir e ser ouvido… A marca que comentei no parágrafo de antes, deve ser mais forte e que deixe a outra pessoa/empresa com vontade de fazer acontecer.

Saí um pouco do objetivo do evento, mas só entreguei aqui um pouco do meu ponto de vista sobre negócios e eventos.

Talita Lombardi e Lucas M Esher

Talita Lombardi e Lucas M Esher

Escolha o que combina mais com sua empresa e siga em frente. Escolha eventos que realmente te entreguem conteúdo  e claro, àqueles que poderão te conectar com pessoas incríveis. Lá no Fora da Caixa, me senti bem conectada… mas infelizmente, bem limitada de ficar por lá. A questão da minha saúde que era prioridade… então, logo depois da minha palestra, voltei para São Paulo… Mas olha, que energia maravilhosa! Saí de lá feliz pela qualidade do evento, mas bem cansada pois no outro dia, tinha mil reuniões.

Fiquei muito honrada por ter sido a primeira mulher a palestrar (como principal) e pela primeira vez, meu namorado meu viu falar em público – esse gatão aí do lado, o Lucas M Esher (isso me deixou bem nervosa, que nunca fico).

Obrigada Zé Ricardo pelo convite, recepção e claro, pela qualidade do evento! Da próxima, espero ficar até o final e tomar uma cerveja com os participantes!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores