Oi gente!

Hoje aqui no blog, um marketplace de compra e venda de negócios! Ele foi fundado lá em Belo Horizonte e tivemos a entrevista respondida pelo Gustavo Garcia, fundador da startup. Confiram os detalhes!!!

O que é o meuBIZ e como surgiu a ideia?

A maior parte das pessoas acredita que as empresas fecham as portas ou são colocadas à venda quando estão com problemas financeiros, mas isso nem sempre é verdade. Um negócio pode fechar ou ser vendido por outros motivos como: mudança de cidade, desentendimento entre os sócios, separação matrimonial, aposentadoria do proprietário, problemas de saúde, entre outros. O meuBiZ foi criado para resolver esse problema, ligando compradores a empresários que desejam vender seu negócio.

Em 2012, antes de criarem o meuBiZ, seus sócios abriram uma consultoria em fusões e aquisições em Belo Horizonte. Durante quatro anos atuaram nesse mercado, apoiando em dezenas de processos de compras de empresas. Nesse período, perceberam que a compra e venda de pequenas empresas no Brasil ocorria, de fato, de maneira autônoma, feita pelos seus próprios donos. Por esse motivo, decidiram se dedicar a automatizar esse serviço e qualificar os

meuBIZZ

meuBIZZ

pequenos empresários a venderem bem suas empresas.

Qual foi o primeiro para tirar a ideia do papel?

O primeiro passo para tirar a ideia do papel foi buscar parceiros que pudessem apoiar no desenvolvimento do produto e na melhoria do escopo. Contamos com o apoio de excelentes parceiros que foram fundamentais para que o projeto fosse adiante.

Qual o momento da startup?

No atual estágio, o foco é validar o produto no mercado. A partir disso, teremos o modelo de negócios testado, a empresa estará apta a receber novos aportes. Antes disso, acreditamos que o negócio poderia apresentar pouca comprovação de viabilidade, podendo ser injusto e desonesto com investidores interessados.

Como enxerga a empresa em 02 anos?

Desde seu lançamento, o meuBiZ acumula mais de 1.600 empresas à venda e mais de 3.800 usuários cadastrados, além de 21 mil seguidores em nosso canal pelo Facebook. Isso tem possibilitado crescer, em média, 50% ao mês nos últimos 3 meses. Consideramos uma excelente demonstração de potencial. Atualmente, o Brasil tem mais de 21 milhões de micro e pequenas empresas e dados internacionais estimam que cerca de 10% de seus proprietários querem vendê-las.

Ao mesmo tempo, poucos já conhecem caminhos e alternativas para encontrar um comprador interessado e qualificado para o negócio. É um mercado muito bem explorado nos Estados Unidos, por exemplo, e ainda em fase de desenvolvimento no Brasil. Nosso papel é qualificar esse mercado cada vez mais, auxiliando vendedores a venderem e compradores a fazerem bons investimentos. Há muitas oportunidades. Em 2 anos, buscamos ser a plataforma de negócios com a maior base de usuários.

Qual o modelo de negócios da meuBIZ?

Os segmentos de clientes do meuBiZ são vendedores e compradores de negócios (em operação, franquias, startups). O valor gerado é a oportunidade de fazerem negócios entre si, viabilizando empresas a se manterem no mercado. A fonte de receita do meuBiz dá-se por meio da inserção de anúncios do vendedor. Dessa forma, por um preço quase simbólico diante do valor de sua empresa, ele tem acesso a milhares de investidores cadastrados, além de conteúdo que o qualifica a vender bem seu negócio.

Por que escolheu o mercado que está inserido?

A atuação no mercado de fusões e aquisições acontece desde 2012. Antes por meio de uma consultoria e, atualmente, por meio do meuBiZ, que atende 100% online.

O meuBiZ surgiu justamente como pivot do negócio anterior, como uma necessidade de modernizar-se e escalar o negócio, antes restrito somente a Belo Horizonte.

Qual o diferencial competitivo da plataforma?

São dois os diferenciais do meuBiZ. Tendo em vista que o mercado de compra e venda de empresas ainda não é tão desenvolvido quanto em outros países, qualificamos sempre nossos clientes sobre como vender seu negócio de maneira autônoma.

Alguns temas são: como valorizar o negócio, como encontrar compradores, como negociar, como estipular o preço do negócio. Outro diferencial é o estabelecimento da ligação entre comprador e vendedor de forma proativa. O investidor pode cadastrar o perfil de negócio que está buscando e recebe um alerta quando a oportunidade aparece no meuBiZ.

Apresenta o time!

Felippe Ferreira – empresário, graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Tem experiência como consultor de gestão e fusões e aquisições, tendo avaliado e conduzido dezenas de processos de intermediação de negócios pela Sunbelt Brasil.

Gustavo Garcia – empresário, graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, com mestrado na mesma instituição. Tem experiência como consultor de gestão e fusões e aquisições, tendo avaliado e conduzido dezenas de processos de intermediação de negócios pela Sunbelt Brasil.

Por que decidiu empreender?

Com experiências similares com foco na administração pública, os sócios já se interessavam por ter negócios próprios e aprender também com o mercado. Juntos, o sonho de construir seu próprio negócio tornou-se mais viável. De 2012 até o presente momento, tem sido um grande aprendizado.

Estamos oferecendo um cupom de 20% para os leitores, principalmente quem queira vender sua empresa ou captar investimento para sua startup. Basta utilizar o cupom STARTUPDAVEZ

URLhttps://meubiz.com.br/

Fanpagehttps://www.facebook.com/meubiz/

Twitterhttps://twitter.com/meu_biz

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores