Como obter os melhores resultados com o marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem sido muito utilizado como estratégia em empresas de diferentes tamanhos e segmentos. A expectativa é de que o setor continue crescendo e, por isso, é importante ter em mente que algumas técnicas para conseguir mais tráfego, mais leads e mais conversão são necessárias.

Vamos falar um pouco sobre elas?

  1. Desenvolva um bom briefing

Algumas perguntas devem ser feitas para montarmos um bom briefing:

– Quem é o público-alvo? Você deve selecionar para qual persona o conteúdo será direcionado.

– Em que fase do funil está o seu público? Qual etapa do funil de vendas se encontram as pessoas que você quer atingir.

– Qual tom de voz deve ser empregado? O posicionamento da sua marca e o tom de voz da sua empresa devem estar descritos na sua estratégia. Porém, cada formato de conteúdo pode assumir variações do tom de voz da sua marca.

– Quais tópicos devem ser abordados e quais não devem? Descreva os tópicos que você deseja que o redator desenvolva.

– Qual o formato desejado para determinado conteúdo? Blog post, vídeo, infográfico, ebook, entre outros.

  1. Personalize seu conteúdo

A quantidade de material sendo produzido por diversas empresas nos últimos anos tem, de fato, inundado o mercado com muita informação. Um pequeno problema surge com a popularização do uso das estratégias de marketing de conteúdo.

Você precisa dar ao público uma boa razão para ir até o local de publicação do seu conteúdo e, em seguida, uma boa razão para que ele permaneça lá. Por isso é extremamente importante que você personalize o seu conteúdo!

Somente assim, você conquistará o engajamento do seu público, aumentando suas taxas de conversão.

Mas é claro que personalizar o conteúdo e trazer um grande diferencial a ele não é tão fácil assim. Uma dica é seguir três grandes etapas do marketing de conteúdo:

1ª – Crie conteúdos que conversem com seus leitores, pois só falando a linguagem deles e atacando suas dores é que você conseguirá obter relevância.

2ª – Desenhe uma experiência engajadora, que fala do processo de atração e da conquista da atenção do seu leitor.

3ª – E por último, teste e otimize. Isso é fundamental para que você maximize os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo.

  1. Otimize seu conteúdo

A otimização do conteúdo é feita para que ele tenha o melhor resultado possível nas buscas.

Você pode optar por algumas técnicas para otimizar seu conteúdo, são elas:

SEO (Search Engine Optimization) – é a estratégia mais eficaz para que determinada página esteja bem ranqueada no Google e em outros buscadores. Você pode trabalhar com SEO tanto para obter mais resultados orgânicos, tornando o seu conteúdo perene, ou de forma paga (links patrocinados/Ads), que traz resultados mais rápidos.

Funil de vendas – estratégia cujo objetivo é gerar leads, atrair prospects e trazer novas oportunidades de negócio. Assim, um determinado número de visitantes chega ao seu site, mas somente uma parte destes visitantes torna-se cliente.

Link building – estratégia de SEO que melhora o ranqueamento, mas que é altamente focada em links de alta qualidade.

Por fim há a promoção do conteúdo, que atinge de maneira mais rápida e eficaz o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de compartilhamento, social posts, menção de fontes especializadas, entre outros fatores.

  1. Divulgue seu conteúdo

Não adianta apenas publicar o seu conteúdo e não realizar nenhum esforço para que ele seja visto.

Há várias maneiras de divulgar seu conteúdo – e de formas pagas ou não.

Uma boa alternativa são as mídias sociais da sua empresa. Ao produzir um fluxo considerável de conteúdo excepcional, você poderá compartilhá-lo em seus canais sociais. Basta tornar o conteúdo atraente para seus seguidores, possibilitando que pessoas cheguem ao seu site não só através de uma ferramenta de busca.

  1. Mantenha sua estratégia atualizada

Mudanças nos processos de compra pedem novas estratégias. Prova da mutabilidade da estratégia de conteúdo está no processo de compra. Pergunte-se como você comprava há 5, 10 anos? Certamente não é do mesmo modo!

Os compradores estão mais exigentes. Relacionamento é mais um dos aspectos a ser somado na evolução do processo de compra e venda. O consumidor exige mais que produtos, serviços e fidelização. Então é muito importante estar atento às mudanças de comportamento do seu público consumidor.

O mundo muda e a estratégia de conteúdo também. Diante de tantas mudanças, por que a estratégia de conteúdo não mudaria? Se pensarmos, por exemplo, em um tempo mínimo de dois anos, é bem provável que o seu produto e/ou serviço não seja mais o mesmo. Você sabe como o seu público recebeu essas mudanças? Pense em como você prestava serviço ou vendia seus produtos. É fácil afirmar de olhos fechados que pelo menos o processo não é mais o mesmo.

  1. Mensure os resultados obtidos com sua estratégia

Para que sua estratégia de conteúdo funcione de verdade e sua empresa conquiste seus objetivos com a produção de conteúdo, uma tarefa é fundamental: medir os resultados do marketing de conteúdo. Cada novo artigo, ebook, white paper, webinar, vídeo ou podcast pode gerar informações importantes para a empresa e ajudar a: criar os próximos conteúdos, iniciar um relacionamento com clientes em potencial e alcançar os objetivos com marketing digital.

Ao seguir esses passos, a sua empresa poderá investir ainda mais na produção de conteúdo de qualidade, criando estratégias adequadas e obtendo resultados melhores e mais expressivos.

Ainda tem dúvidas sobre como melhorar os resultados com o marketing de conteúdo? Entre em contato com a Contentools.

ContentoolsSobre a ConvidadaNatália Menezes, Content Manager na Contentools

A Contentools é uma plataforma para a gestão e a automação do marketing de conteúdo. Sendo a primeira no Brasil a trabalhar com a automação e a gestão do marketing de conteúdo pela plataforma SaaS, a Contentools tem como objetivo ajudar a educar outras empresas sobre a importância do marketing de conteúdo e de que forma ele pode contribuir no sucesso do negócio.