5 Motivos para a sua Startup começar pelo Blog!

Olá leitores do Startups Stars, hoje vim dar um relato por onde comecei uma Startup e qual foi o benefício que tive.

Bem, o título já matou a surpresa, mas o Blog foi o meu MVP.

Em 2015 lancei o Doctor Found, uma espécie de catálogo online para buscar médicos e profissionais da saúde. Hoje o site conta com um número bem grande de visitantes e já gerou um segundo produto que está em desenvolvimento em parceria com o Watson da IBM.

Mas o foco aqui é mostrar uma sacada para economizar tempo e dinheiro para o lançamento da sua Startup.

Comece a sua Startup pelo Blog

No momento que tomei a decisão de ir em frente com a ideia, até então embrionária, resolvi começar um Blog e escrever sobre assuntos que chamariam a atenção dos meus futuros clientes.

O Blog foi um sucesso. Durante o desenvolvimento da minha versão beta, que como todo projeto levou bem mais tempo do que eu esperava, eu já tinha cativado a minha audiência.

Benefícios de começar a sua Startup pelo Blog

De Março a Outubro de 2015 escrevi, sempre que possível, no Blog. Não me tirou muito tempo e nem atrapalhou o desenvolvimento. Considero até que foi um escape para aqueles momentos de ansiedade onde a responsabilidade por alguns instantes não está sobre você.

O mais importante de tudo foi os frutos que colhi antes de lançar meu produto.

Tráfego de Visitantes

Para uma empresa que não tem uma verba significativa de marketing, é muito importante ter uma fonte orgânica de visitantes.

No mês anterior ao lançamento eu já tinha 5.375 visitantes por mês.

Relevância para o Google

O meu site já tinha muitas páginas indexadas e o Google já me dava alguma relevância. O que facilitou muito a indexação das páginas que iriam para ao ar durante o lançamento.

O que é SEO?

Autoridade para o público

O inbound marketing gera autoridade para a marca. Quando pessoas conhecem sua empresa através de um conteúdo que você disponibilizou gratuitamente, você já começa um relacionamento com o pé direito.

Branding

Como qualquer Startup deseja, eu já tinha um espaço (em crescimento) para divulgar minha nova “marca”.

Baixo custo

O mais legal disso tudo é que não tive nenhum gasto extraordinário. O servidor tinha sido fornecido pelo programa Bizpark e o WordPress é gratuito.

Valeu a pena começar pelo Blog?

Sim! O sucesso dos primeiros meses foi fruto, com toda a certeza, de um pré trabalho que realizei. Vou compartilhar alguns números do ano passado.

Número de visitantes utilizando nossa ferramenta de busca por médicos (número mensal): 27.388

Número de pessoas visitando o blog para consumir conteúdo (número mensal): 84.290

Se você ainda não sabe como montar uma Startup, este é um caminho que você deve considerar.