Uma ideia não é nada

É muito comum nos depararmos com pessoas que se dizem com ideias “maravilhosas e inovadoras” proclamando alcançar o sucesso rapidamente. Estas pessoas acreditam que suas ideias estão acima de qualquer validação e no lançamento do produto já terão milhares de clientes.

O universo real do empreendedorismo não funciona desta maneira.

O otimismo é um ponto positivo, mas o “pé no chão” é crucial para uma análise sensata da situação atual do negócio e criação das estratégias de crescimento “Growth Hack”.

Imagine se ao abrir a primeira empresa um empreendedor despreparado se depara com uma demanda que não consegue suprir?

Neste cenário, a tendência é que os clientes mal atendidos não adquiram o produto novamente, menosprezando a qualidade da empresa. Ou seja, mais importante que a ideia “maravilhosa e inovadora” está o planejamento e execução da iniciativa visando o sucesso.

Uma ideia ruim com uma boa execução pode ter sucesso, porém uma ideia boa com uma execução ruim não alcança nada. Um dos pontos críticos observados pelos investidores é a validação da capacidade da Startup na criação de resultados, chamada tração.

Portanto, ao criar sua Startup, foque em detalhar as estratégias que o levarão da situação atual da empresa até a liderança do Mercado. Fazendo isto, você terá uma visão mais clara de todo empreendimento e as dificuldades a ser enfrentadas.

Tendo conhecimento de todos os passos que serão dados é mais difícil de tropeçar.

O Mercado da Engenharia te dá as seguintes dicas a quem quer empreender:

1 – Faça o planejamento estratégico do empreendimento e lembre-se sempre do pior cenário que poderá ser encontrado.

2 – Valide sua ideia. Somente seu cliente poderá dizer se sua ideia é realmente “maravilhosa e inovadora” então, atente-se a opinião dele e não a sua.

3 – Ação corretiva, empreender é um processo dinâmico então sempre alinhe suas estratégias de acordo com os novos cenários.

Mercado da Engenharia

Mercado da Engenharia

Sobre o convidado:  “O Mercado da Engenharia é um Marketplace para divulgação de empresas, produtos e serviços no mercado da engenharia.”