Olá!

Muitas pessoas tem o sonho de desenvolver seu próprio aplicativo, mas sempre caí naquele dilema de como ganhar dinheiro com ele. Vamos falar um pouco sobre Banner, modelo Freemium e venda de informações!

A forma realmente mais conhecida de um app ganhar dinheiro é com um banner, mas eu vou te falar uma coisa, só um aplicativo com dezenas de milhares de usuários pode conseguir… e não é só a quantidade de pessoas que baixaram seu app, mas quantas se conectam semanalmente ou diariamente, afinal de contas, você só ganhará algum dinheiro se esse o usuário clicar no banner e fazer o que foi proposto (uma instalação, um cadastro por exemplo).

Para conseguir esses banners, você não precisa necessariamente buscar empresas para anunciarem, você pode ir direto às adnetworks. Essas empresas fazem a conexão entre aplicativos e anunciantes. No Brasil existem diversas, mas o leque é ainda maior quando falamos em mercado mundial. O Mobonus (app da Mobocity, empresa que sou COO) serve como uma plataforma de anúncio, então usamos também os adnetworks para ter mais propagandas para os nossos usuários.

Uma segunda forma de conseguir ganhar dinheiro com seu app é sendo “freemium. Isso significa que baixar o app é gratuito, mas existem compras que o usuário pode fazer… ou mesmo ele ter a assinatura de um conteúdo exclusivo. Isso acontece muito em apps de música, paquera e games. Para isso acontecer, você vai precisar se conectar à um sub-adquirente, que é uma empresa autorizada pelas bandeiras a aceitarem o cartão de crédito do usuário para ele finalizar a compra.

Há poucos dias fomos abordados por uma empresa que queria comprar informações de tráfego de dados dos nossos usuários… Eu achei bem interessante a ideia, mas ainda não decidimos. O mais importante aqui é que apenas os dados brutos serão analisados, a base dos aplicativos não será exposta, pois o maior valor de um app é sua base… não venda isso barato para ninguém.

Essas dicas foram um primeiro passo para você que está com dúvidas e está começando a pesquisar sobre o assunto!

Boa sorte!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores