Execução é a chave para que as coisas aconteçam

Para transformar o hoje e os dias por vir nos mais incríveis de sua vida, o que você precisa fazer? Veja bem, eu estou perguntando o que é que precisa ser feito e não o que você quer fazer. Porque, por vezes, nós deixamos de fazer o que precisa para fazer o que queremos e nem sempre aquilo que a gente quer, naquele momento, é o que nos fará chegar onde desejamos. Explico: você quer aproveitar o fim de semana para tomar aquele chopinho com os amigos, fazer um passeio ou assistir uma nova série quando sabe que aquilo que precisa ser feito é mergulhar no projeto, na pesquisa, na obtenção de recursos, ou qualquer outra coisa que irá te aproximar de onde quer chegar.

Tenho certeza de que há muitas coisas que você vem deixando na gaveta, coisas que você tem muita vontade de realizar, só que por você não ter priorizado continuam apenas no campo dos sonhos. Então, quero te convidar a pegar essa lista, analisar tudo aquilo que que vem deixando para depois e colocar energia nas tarefas para executar de fato. Parar de ficar apenas pensando em quando será o dia que começará a fazer tal coisa, ou parar de se preocupar com um determinado recurso que virá só em 2017 e que por conta disso, você fica preocupado e deixa de executar o que precisa hoje para então conseguir chegar nesse recurso.

“Daqui dois anos você terá se arrependido de não ter começado hoje”

Acredito que você já deve ter ouvido essa frase “daqui dois anos você terá se arrependido de não ter começado hoje”. O fato é que muitas vezes você quer resultados imediatos e quando pensa no longo prazo perde a energia de seguir firme no seu propósito.  Mas uma coisa é certa: o tempo vai passar de qualquer maneira. Por que deixá-lo passar quando você pode viver uma jornada incrível e cheia de resultados extraordinários? Apesar de eu sonhar grande, vivo muito o meu presente. Invisto no meu dia a dia, porque sei que são as minhas escolhas e decisões de hoje que me deixarão mais perto do meu sonho, ainda que ele pareça estar longe.

Nesse processo, como tenho feito questão de reforçar, paciência é um fator importante. Agora, não confunda ser paciente com ficar esperando as coisas acontecerem, hein!? Seja perseverante e resiliente, mas tenha velocidade. Tem gente que pensa que quando falo de ter paciência é “deixar a vida te levar”, deixar acontecer e, uma coisa nada tem a ver com outra. Essa “calma” é no sentido de saber que as coisas precisam de lapidação e tempo para darem certo.

Aquilo que você está fazendo todos os dias vai te levar para onde você quer ir?

Para isso tem algo que faço, que funciona muito bem nos meus negócios, que é dividir a agenda de ações por quinzena. É assim que trabalho minhas prioridades.  Assim, a cada 15 dias entendo onde e no que preciso colocar energia e priorizar. Dessa maneira você consegue ter clareza de quanto tempo utiliza para resolver coisas do dia a dia, bem como qual percentual tem investido em coisas que são fundamentais e importantes e, claro, quanto de tempo tem desperdiçado fazendo aquilo que não agregará nada no curto, tão pouco no longo prazo.

Outro ponto que tenho observado e que atrapalha a execução, muitas vezes, é o perfeccionismo. Você querer estar 100% pronto. Querer estar no controle de todas as variáveis para minimizar ao máximo os riscos. Sinto dizer: nunca estaremos no controle de todas as variáveis, porque elas são dinâmicas! Além disso, somente colocando a mão na massa é que vamos enxergar conexões e detalhes que, no campo das ideias, não conseguiríamos alcançar.

O que vai fazer de verdade com que você aprimore sua visão é começar a executá-la. É o fazer. Quanto mais você coloca em prática, mais vai ter claro seu objetivo e proposta de valor. Invista mais em seu repertório de experiências. Diversifique, busque coisas novas para experimentar. Experiência gera propriedade. Tudo que eu escrevo é resultado da vida que vivo, das experiências que me permito, dos erros que cometo, das coisas que venho sempre aprendendo e daquilo que eu crio, valido e compartilho.

Por isso, eu digo que você não é do tamanho dos teus sonhos, você é do tamanho das tuas realizações. Você é aquilo que você faz!

Então, execute! Execução é a chave para que as coisas aconteçam.

Rodrigo Barros

Empreendedor, Comunicador e Escritor

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/