Oi gente!

Na última sexta-feira (07/10), fiz parte da programação do CRIExp, um evento no interior do Rio Grande do Sul, promovido pela Univates!

Quando fui convidada meses atrás pelo pessoal da Ventiur, eu realmente não imaginava o tamanho e grandiosidade do evento… Eu comecei a descobrir os detalhes, quando eles soltaram a grade de programação… Empreendedores internacionais, palestrantes importantes nacionais e shows com artistas renomados no final do dia. Então agora, vou escrever em detalhes como foi meu dia 7 de outubro (opa, meu numero da sorte).

Diário de Bordo

Cheguei em Porto Alegre na quinta à noite e fui direto para o hotel “revisar” minha palestra e acabei de refiz todo o

Talita em Lajeado

Palestra da Talita em Lajeado – RS

layout dela e do workshop, o que me fez ter uma baita insônia e já acordar cansada… Porém, quando chegamos ao campus da Univates, meu coração bateu mais forte de ver o tamanho do lugar! Para vocês terem uma noção, para acessar os lugares por lá, é preciso ir de carro ou de Van. Então, as 9 horas em ponto eu iniciei minha palestra sobre Parcerias Estratégicas com Startups, onde eu faço o link entre Vendas + Marketing e Startups, contextualizando cada um e mostrando na prática como as coisas são feitas. Com sempre, meu público mais velho e bem participativo! Uma pergunta bem interessante surgiu, que acho que precisamos explorar por aqui… Um empreendedor lançou um info produto e ele pensava que isso era uma startup e não é, a Hotmart, plataforma onde as pessoas lançam seu produtos é uma startup, mas os produtos lançados lá não… E vou explicar o porque, quando falamos em startups de tecnologia, queremos dizer que são tecnologias desenvolvidas através de softwares, hardwares, aplicativos etc, é preciso desenvolver linhas e linhas de códigos para ter um produto desses.

Depois disso, fui assistir a palestra do amigo André Hotta, que trabalha no Startup Weekend (Techstars), que falou sobre a construção de comunidades de startups. Acho que é bem legal ver o tanto que as pessoas querem saber sobre o

Talita Lombardi

Talita Lombardi

tema, que assim como na minha palestra, todos foram bem participativos na dele.

14 horas em ponto, o segundo professor que me acompanhava (esqueci de dizer, todos os palestrantes eram acompanhados pelos incríveis professores da instituição), me apresentou para a turma que estava ali para participar do meu Workshop: Sales Thinking. Tinham cerca de 20 pessoas e apenas 2 ou 3 alunos, os outros, vieram de fora para aprenderem um pouco com essa pessoa que vos escreve!

A cada nova turma, eu tenho aprendido que nada melhor do que a participação “massiva” dos alunos, pois nem sempre a minha resposta é a melhor, ainda mais quando falamos de vendas B2B, que é necessário conhecer bem o mercado local para desenvolver suas estratégias. Como sempre, a primeira coisa que eu faço é pedir que todos se apresentem, nesse momentos, a galera já começa a entender de como um pode agregar ao outro… E para mim, eu posso focar melhor na “dor” de cada um, já que além de se apresentarem, os alunos precisam me contar o objetivo deles no curso.

Palestra apresentada e inclui dessa vez antes da primeira atividade, um vídeo do meu canal no youtube, onde

Workshop Sales Thinking

Workshop Sales Thinking

ensino/oriento as pessoas à escreverem um e-mail de prospecção, só que de forma bem resumida e objetiva. Uma coisa é quando você conversa com as outras pessoas que viram seus videos e te dão um feedback e outra coisa é você poder ver a reação dos que assistem, pude me deliciar no canto da sala, com os sorrisos espontâneos e alegria de todos vendo aquele conteúdo gerado com tanto amor e informação… acho que estou no caminho certo.

Os e-mails foram lidos e mais uma vez, de forma colaborativa, os feedbacks foram dados e seguimos para um cofre break! Na hora de preencher o Sales Thinking (é como um Canvas, só que fiz um voltado para vendas), as pessoas ficam bem perdidas e é nessa hora que todos conseguem enxergar suas fragilidades, até mesmo de entenderem seus negócios ou os produtos que vendem (uma vez que não eram apenas empreendedores que participaram nesse dia). A última parte é a mais legal, mas todos ficam um pouco tímidos, pois a ideia é que todos vendam seus produtos ou para mim, ou uns para os outros.

Diego e Sandro da Ventiur

Diego e Sandro da Ventiur

Lembra do sono na manhã? Ele conseguiu ficar bem longe de mim o dia todo, mas o sapato que escolhi me deixou desconfortável ao ponto de me fazer ir embora para o hotel… Só que eu apenas troquei de roupa, respondi uns e-mails e voltei para o campus, pois fomos “presenteados” com o show da Maria Gadú!

É isso gente! Esse foi meu diário do dia lá em Lajeado! Agradeço mais uma vez a Ventiur, aceleradora que tem presença em todo o Brasil e estão alocados no Sul do país; Agradecer à Univates por terem me contratado e me tratado como uma princesa.

Até a próxima!

Beijoca

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Conteúdo de Empreendedorismo

Youtube para Empreendedores