Quem me acompanha sabe o quanto falo sobre o poder da execução. Aliás, execução está no meu DNA. Eu gosto de sonhar, claro. Mas transformar o que parecia impossível em realidade é minha paixão. Paixão essa que está totalmente alinhada com meu propósito maior: transformar sonhadores em realizadores.

Percorrer essa jornada de transformação requer ações efetivas. Afinal, costumamos inventar muitas desculpas para viver a vida e desfrutar de prazeres que consideramos merecer por nosso esforço. Por vezes, esquecemos que para progredir precisamos fazer escolhas, acolher o ônus que essas escolhas nos trarão no presente, em busca de resultados muito melhores que virão num prazo mais longo.

Quando falo de longo prazo percebo que muitas pessoas se frustram. Acredito que por conta dessa cultura emergente e imediatista, elas querem apenas o prazer. Eu já disse isso várias vezes em meus textos e continuo dizendo: não existe mágica. Existe trabalho! Quem deseja alcançar novos resultados precisa descobrir quais novas atitudes deve assumir para ser protagonista, seja na vida pessoal ou em seus negócios. Agora, é preciso estar disposto a pagar o preço. Sacrificar no curto prazo para poder ganhar no longo. Superar os obstáculos e entender que não existe topo sem subida.

É durante esse percurso que estão os maiores aprendizados.

E o que isso tem a ver com transformar imaginação em criatividade? TUDO! Enquanto você escala rumo ao topo é que observa a paisagem. É durante o processo que você constrói seu repertório. Falei em meu último artigo (bit.ly/MaisEspecifico), sobre o quanto ser específico aumenta sua capacidade de impacto e é justamente essa combinação dos mais diversos inputs, em seu repertório, que trarão as soluções práticas e criativas para problemas reais. Quem se isola num universo limitado, reativamente, tem muita dificuldade de ter uma visão que se amplie para além da muralha atrás da qual se esconde.

Aqui vale ressaltar que não falo apenas de quantidade, falo de diversidade. Daquilo que muitas vezes você até imagina que não vai servir para nada, mas que em determinado momento passa a fazer todo sentido. Então invista mais em seu repertório de experiências. Diversifique, busque coisas novas para experimentar.

Quanto mais rico for seu repertório, mais ricas e rápidas serão as sinapses que seu cérebro fará para construir uma clara e poderosa visão.

Como você deve saber, estamos realizando a terceira edição do Handson Startup Tour, hoje a maior competição de startups da Europa. Estaria mentindo se dissesse a você que tudo foi fácil. Nem de longe. Enfrentei várias barreiras, mas consegui contagiar pessoas e parceiros que, pela minha confiança e repertório de realizações, acreditaram em minha visão. OHandsOn Startup Tour só tem evoluído. Além de contemplar mais países da Europa, nessa edição, passou a contar com novos e importantes parceiros globais e um outro patamar de investimentos que nos permitirá acelerar as startups vencedoras.

Veja, o Startup Tour é validação do que falo sobre a importância do repertório. Foi a partir das minhas experiências, com os mais de 200 eventos que realizei no Brasil, que imaginei uma melhor solução para o problema que as startupstinham com a performance de suas apresentações. Utilizei minha imaginação, somada ao meu repertório e apliquei para resolver um problema. Isso é criatividade! Ou seja, a criatividade é a imaginação quando aplicada de forma prática e que gera valor. Assim, quando passo a gerar valor para uma quantidade de pessoas e minha solução funciona para aquele público alvo, temos a inovação.

A lição aqui para você é que para transformar imaginação em criatividade ter um vasto e diversificado repertório é fundamental! Além disso, para conseguir fazer mudanças em seu modelo mental, você precisa estimular seu cérebro com novas experiências e conhecimentos continuamente. Se mantivermos a cabeça aberta, descobriremos e aprenderemos coisas que agregarão valor a nossas vidas, no momento certo.

Rodrigo Barros

Empreendedor, Comunicador e Escritor

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/