Outro dia, ao acordar, me lembrei de uma conversa que tive sobre metas e objetivos audaciosos e de como eu entendo que eles atraem pessoas que gostam de grandes desafios. Em certo momento eu parei para pensar: “será que estou sendo obsessivo?” Respondi a mim mesmo: “na verdade, eu sou no mínimo obcecado pelo que acredito e faço”.  E ai refleti sobre pessoas obcecadas e seus resultados.

Antes de dar exemplos da vida real, cito um dos meus filmes favoritos, Jerry Maguire: a grande virada. É sobre um agente esportivo que trabalhava em uma das maiores empresas nos EUA e, por discordar do modelo de trabalho da companhia, fez um desabafo em forma de um documento em que propunha total ruptura de paradigmas, o que lhe custou seu emprego.

Quando assisti o filme pela primeira vez, no momento em que ele perdeu o emprego, imaginei que perderia seu tesão. Engano meu! Ele foi em frente e superou desafios enormes para ser bem sucedido, desafios perante os quais 99% das pessoas teriam se rendido.  Ele seguiu em frente obstinadamente e alcançou seus objetivos.

“Seja obstinado pelo que você acredita e ama fazer”

Vamos à vida real. Em 2014, Cristiano Ronaldo foi eleito pela terceira vez o melhor jogador do mundo. Quando subiu ao palco para receber sua taça ele sorriu, curtiu o momento e disse: “não vou perder o sono, mas em 2015 pretendo alcançar o Messi” (Messi havia conquistado até aquele momento quatro vezes o título). O que faz Ronaldo ter este objetivo não é o dinheiro que ele irá receber, mas sua obstinação por ser o melhor naquilo que ama fazer.

Outro exemplo ainda no esporte é o nosso surfista campeão do mundo Gabriel Medina. Após o seu título, um amigo lembrou a ele uma conversa que haviam tido há alguns anos sobre o mundo estar acabando. Gabriel olhou para o amigo e disse: “o mundo não pode acabar antes que eu conquiste o título de melhor do mundo”. O que fez Gabriel ser o melhor do mundo não foram ondas fáceis de surfar ou qualquer outra coisa, mas sua obstinação pelo que ama e faz todos os dias, focado em seu objetivo.

Isso vale para todas as profissões, em todas as áreas da vida. Isso vale para a realização de seus pequenos e grandes sonhos. Não precisa ser um obcecado como eu, mas seja obstinado pelo que você acredita e ama fazer.

No vídeo eu falo mais sobre isso.

[youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=HKQ27a53cAM” width=”600″ height=”350″]

Rodrigo Barros

Empreendedor, Comunicador e Escritor

#versaobeta #handsOn

———————————————————————————————————————-

Saiba mais sobre meu livro VERSÃO BETA — DECIDA SER INCRÍVEL nos links abaixo:

www.rodrigobarros.com.br/livro

www.enkla.com.br/kitsversaobeta

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/