Para mim, o que descobri como um macropropósito é o meu legado. Importante dizer que meu legado não é o que vou deixar no final da minha história: é o que construo todos os dias durante a jornada, perseguindo o objetivo de impactar positivamente um número cada vez maior de pessoas.

Um propósito é uma associação de motivos, valores e ativos. Não se trata de uma simples  definição de uma das etapas de planejamento. Não é uma carta de intenções. Você não pode dizer “Hoje eu tenho que definir o meu propósito”. É preciso experimentar coisas para descobri-lo, se alimentar dele, sentir-se vigoroso com ele.

Isso vale para você individualmente e vale para seus negócios. No fundo, todos os seus sonhos e realizações devem, por princípio, se alinhar com seu propósito de vida para serem verdadeiros.

Na Boali, a rede de franquias da qual sou sócio, temos o propósito de transformar hábitos e fazer o bem através da democratização da alimentação saudável.  Na HandsOn TV, minha startup de tecnologia no Vale do Silício, o propósito é acelerar o potencial empreendedor de pessoas e ecossistemas inovadores, expandindo a mentalidade empreendedora e contribuindo para a evolução do mundo.

Por que?

Porque tanto a mudança de hábitos alimentares desejada pela Boali quanto a expansão da mentalidade empreendedora proposta pela HandsOn têm o poder de impactar de forma positiva a vida de muitas pessoas: seus modelos mentais, suas formas de ver o mundo e interagirem com ele. E isso tem tudo a ver com legado.

Descobrir o seu propósito é algo muito ligado a você se dispor a experimentar. Ele (o propósito) não vai chegar pra você um dia, bater na sua porta e dizer “Oi, eu sou o seu propósito”. Você vai descobri-lo – caso ainda não o reconheça com convicção – a partir das novas experiências que ousar ter.

Minha dica para você é: vá lá e experimente! Saia de sua zona de conforto, viva alguns riscos, mas não fique vendo a vida passar sentado em seu sofá. E eu não estou falando aqui de grandes viradas necessariamente. Por que você não começa, por exemplo, a tomar café cada dia numa padaria diferente?

Assim, você poderá perceber que existem outras formas de fazer café, que o jeito de fazer o pão na chapa nunca é igual, vai conversar e interagir com pessoas diferentes e com variadas perspectivas. Atitudes simples assim podem ajudar você a enxergar o seu propósito e ser uma pessoa mais curiosa, ávida por aprender sempre mais.

O Google, por exemplo, tem um propósito que é, basicamente, fazer com que você encontre qualquer coisa que esteja na internet, em qualquer idioma, oferecendo a melhor experiência possível ao usuário. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google disseram:

“Como um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, focado exclusivamente em solucionar problemas de pesquisa, conhecemos aquilo que fazemos e sabemos como melhorar. Nossa esperança é levar o poder da pesquisa a áreas ainda não exploradas e ajudar as pessoas a acessar e usar ainda mais o número crescente de informações em suas vidas. ”   Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google

Steve Jobs foi genial ao resumir o significado de propósito: “Propósito é o motivo pelo qual acordamos todos os dias”

Inspire-se, descubra seu propósito e comece a executar já!

Rodrigo Barros

Empreendedor, Comunicador e Escritor

#versaobeta  #handsOn

———————————————————————————————————-

Já conhece o meu livro VERSÃO BETA — DECIDA SER INCRÍVEL? Acesse os links abaixo e fique por dentro

www.rodrigobarros.com.br/livro

www.enkla.com.br/kitsversaobeta

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/