A taxa de crescimento de diversas organizações tem nos surpreendido nos últimos anos. Esse fato está associado ao uso das tecnologias digitais que também cresce na mesma proporção. Neste cenário, temos diversas dúvidas e desafios em como lidar com as tecnologias exponenciais (performance cresce e preço cai de forma exponencial) que crescem a um ritmo acelerado e implementá-las dentro de nossas empresas para que possamos criar negócios disruptivos.

Veja um exemplo típico de uma organização que cresceu rapidamente nos últimos anos e causou uma ruptura no mercado de transporte individual:

No dia 18 de Julho o CEO do UBER, Travis Kalanick, anunciou que a empresa acabava de realizar 2 bilhões de viagens ao redor do mundo. Seis meses antes ele havia publicado que a empresa atingiu o record de 1 bilhão de viagens.

Para se ter uma ideia, foram 5 anos para atingir 1 bilhão de viagens, e apenas 6 meses para atingir o próximo bilhão. Agora eles esperam atingir o próximo bilhão de viagens em um tempo ainda mais curto.

Isso é crescimento exponencial! E é sobre isso que iremos falar, sobre 4 passos que você pode aplicar em sua empresa para que ela avance em direção ao mundo exponencial.

Passo 1 — Ignite

Chamamos de Ignite o momento em que você deve entender quais tecnologias seu público/consumidor está utilizando e como você pode gerar valor para ele fazendo o uso de tais tecnologias. É uma questão de observação do comportamento de seu atual ou futuro consumidor alinhado com os recursos que você já possui e que possa entregá-lo uma melhor experiência.

Algumas perguntas podem guiá-lo neste momento: Seus consumidores estão conectados nas mais diversas plataformas de comunicação como snapchat, instagram, slack, facebook, twitter, whatsapp, email, etc? Como ele se comportam nessas redes? Como eles compram?

Passo 2 — Make It

Make It é o estágio onde você aloca os recursos que você já tem objetivando algo concreto, em outras palavras, temos que conectar os pontos entre aquilo que temos e aquilo que buscamos! Uma importante fase de qualquer processo é a execução do mesmo alinhado com a visão de seu negócio. Quais tecnologias e processos você pode utilizar para entregar uma nova experiência para seu consumidor baseado no comportamento observado no passo 1?

A internet nos proporciona uma abundância de recursos que podemos aplicar em nossa empresa de forma inovadora, temos apenas que conectá-las. Veja na imagem abaixo diversas possibilidades de conexões.

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/